terça-feira, 19 de abril de 2011

O Futebol Fluminense


Podem estranhar pelo título, mas não vou falar do Tricolor das Laranjeiras, vou falar do futebol do estado do Rio de Janeiro em geral (apenas informando:nascidos no estado do Rio são fluminenses, não cariocas, como todos pensam, carioca é quem nasce na “Cidade Maravilhosa”)




Como sabem sou paulista do interior, então por que estou escrevendo sobre o futebol de outro estado? A resposta é: Sou um grande admirante do RJ e de seu futebol, ao contrário da maioria de meus conterrâneos... Também não sou cegamente apaixonado, sei que há muitos erros, se comparado com o futebol do estado de São Paulo, e ainda ouso dizer: A Série A-2 do Paulistão fica no pau a pau com a Primeira Divisão do Rio tranquilo, já já vocês entenderão o por que.
Pra começar, gosto do formato de disputa, apesar de ser meio confuso, mas é legalzinho... grupos, cruzamentos, finais, algo que se difere do Campeonato Brasileiro, que é o que teremos o resto do ano. Esse detalhe acaba dando uma elegância a mais no Estadual.
E apesar de este ter sido no geral o mais elegante dos campeonatos no passado, até considerado equivalente a campeonatos brasileiros (campeões do Rio representavam o Brasil em competições internacionais), hoje infelizmente se tornou um campeonato de quatro times. Fico triste que os grandes times cariocas de antigamente, como América (hoje rebaixado), Bangu, Americano, São Cristóvão, dentre outros, não vamos dizer no fundo do buraco, mas na beirada... Times sem uma estrutura forte, ajuda de mídia, patrocínio, etc. resumindo, sem apoio nenhum... isso reflete até em sua ausência nos campeonatos nacionais (Brasileirão e Copa do Brasil). Claro que estes times não são 100% coitadinhos, tem sua parte na culpa, pois vontade de jogar não se consegue com estampa nenhuma na camisa... E essa falta de apoio interfere também nas surpresas... times pequenos nunca se destacam em número maior que dois, e mesmo “se destacando” não agüentam um jogo de semifinal... O que vai precisar acontecer pra alguém ver isso? 
E quanto aos times grandes, por onde já passaram grandes ídolos de seleção, colecionam títulos, tem sua marca como artigo de luxo, etc., até onde vejo sobra dinheiro e apoio, e falta estrutura, principalmente no trato com os jogadores: Jogador treina quando quer, de noite vai ás festas em véspera de treino ou jogo, dependendo da “estrela”, decide quando joga ou não... não é assim que funcionam as coisas... talvez por isso por muito tempo os times do RJ ficaram sem seu prestígio reconhecido. O futebol do Rio é grande, imponha-se como grande e mostre respeito... pelo menos isso parece que há algum tempo está acontecendo...
E tem mais uma coisa, como um estado com a grandeza do Rio de Janeiro por tanto tempo só teve o Maracanã como estádio grande... se não fosse o Pan-Americano de 2007 pra ter construído o Engenhão, onde estariam jogando os grandes times? No estádio da Várzea, digo Gávea, que se capacitar 30 mil pessoas é muito? Ou no estádio das laranjeiras, que é quintal do Palácio do Governador (O Palácio das Laranjeiras fica logo atrás do campinho do Fluminense)? Ia ser pior que em Minas, por que mesmo sendo fora de Belo Horizonte, o estado tem um estádio descente (Boca do Jacaré em Sete Lagoas), no estado inteiro do Rio nem isso teria...
Não quero esculachar o segundo estado mais rico da federação, mas o RJ já tem problemas demais, será que nem o do futebol pode melhorar? Lembrando que não são críticas negativas, são observações, sinta-se ofendido quem se sentir.
Está quase no final do “Cariocão” 2011 (por fim o nome do campeonato não está tão errado, é um campeonato feito pros times da capital), e já que dificilmente voltarei a ouvir falar dos times do interior, daqui me despeço deles e de vocês, e só saciando curiosidade, torço pro CR Vasco da Gama levar o título esse ano em cima do Flamengo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário