Não tenho nada a ver com esse rolo no Pinheirinho, não sou Joseense e sequer moro perto de São José dos Campos, mas não vou negar que fiquei comovido, e até chocado com a história.
Confesso que apesar de fazer semanas que o VNews está cobrindo esse caso (Eu acesso o site regularmente), apenas após a "sangrenta" invasão da polícia ontem que tive a real noção da seriedade do caso. Para quem não viu, o vídeo abaixo mostra bem tudo o que esse povo passou nesse final de semana:
Imagens cedidas pela Rede Vanguarda/ Site VNews
Pra quem também não sabe, tudo isso começou por que um grupo de pessoas tomou posse de um terreno, a 8 anos atrás, que pertencia à Selecta, uma empresa já falida, cujo ex-dono é acusado de fraude na Bolsa de Valores. Esse grupo de pessoas começou a aumentar e dar origem à um bairro (quase como uma favela), que eles próprios chamaram "Pinheirinho".
Não vou dar razão a essas pessoas, afinal, tomar algo pertencente a outra pessoa não é certo, independente de quão pobre seja a pessoa. Porém, muito mais desumano foi a atitude do Estado quanto a isso.
E assim viveram durante muitos anos, até que de repente, a própria prefeitura manda desocupar a área, área até onde sabemos, privada. E o mal não é simplesmente mandar que os moradores saíssem do local, é um direito DA EMPRESA isso, mas não dar nem ao menos um mês para isso, sem nenhuma ajuda estrutural ou financeira, sabendo que lá vivem em sua maioria pessoas pobres?

É vergonhoso, pra uma cidade tão rica e tão importante como é São José Dos Campos, fazer de seus moradores o que quiser. Como disse, não tiro a razão de exigirem o terreno de volta, nem dou razão aos moradores de terem tomado a posse, mas que pelo menos dessem tempo e apoio para que essas famílias planejassem o que fazer. Nem viessem com tal violência e tão bruscamente, além de de forma ilegal.
E enquanto todas essas pessoas estavam sendo expulsas de casa e tomando bala de borracha na lomba, em todo o Brasil pessoas se preocupavam com os direitos de cães e gatos.