quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Casamento

Estamos há alguns poucos dias do maior evento do ano, talvez da década, senão do século!!! Logo mais vai juntar os trapos e se unirem o Príncipe Willian da Grã-Bretanha e a plebeia Kate, num evento que será acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo!!!
Em meio a tanta expectativa, a dúvida maior nõa quem desenhou o vestido da noiva, onde será a Lua de Mel ou como será o chapéu da Rainha Elizabeth II... a maior dúvida é: O que esse casamento interessa pra nós brasileiros?
Tudo bem, assumo que é um evento interesante, diferente, que é legal ficar sabendo, mas vejam isso:

Cabeçalho da sessão especial do Casamento Real no Portal de Notícias G1, das organizações Globo

A Igreja Universal, digo Rede Record também tem uma sessão exclusiva para o "casamento do século" no seu Portal R7.

Layout principal da cobertura do casamento no eBand (Com essas três, só o SBT, das grandes mídias televisivas não tem uma área exclusiva do casamento).

A RedeTV!, que transmitirá o evento ao vivo naõ ficou de fora da modinha do casamento...

Maior portal de internet do Brasil também tem uma página exclusiva do casamento.

 Num design muito mais simples que o da concorrência, porém não menos construtivo, o Portal Terra também fala dos noivos.

 Internet Generation também dá uma atenção especial a união real.

 MSN-Brasil e sua página toda estilizada.
A versão brasileira de um dos maiores portais de internet do mundo também tem "área VIP" para Kate e Willian

A Rede Globo de Papel não deixou barato... veja acima o layout no site da Revista Veja.

Preciso falar alguma coisa?

A Folha de São Paulo, juntamente com a BBC-BR também cobre o casório.

Eu poderia estar com uma sessão exclusiva do matrimônio, mas tenho assuntos melhores a aprofundar com meu leitor.

Por que nossa imprensa dá tanta atenção a um evento que vai acontecer do outro lado do Atlântico? Não somo ingleses, tampouco dependentes da Grã-Bretanha, então, não há um por que lógico pra esse fuzuê todo (sem contar que se estivesse acontecendo algo parecido aqui no Brasil, mal seria falado no notíciário de lá). Garanto que se fosse a filha de Vossa Excelência Dilma que estivesse para se casar, por exemplo, não teria metade dos holofotes que está tendo a família real britânica no Brasil. Não precisaria nem ser a filha da Dilma, qualquer outro personagem político de grande expressõa, senão até a própria prsidenta (velha solteirona) poderia ser citada para exemplificar esse caso.
Volto a afirmar, não sou contra quem gosta desse tipo de evento, nem contra quem vai assisitir (até por que, talvez eu até ligue a televisão para dar uma espiada no casamento antes de ir para a escola), minha crítica é para o sensasionalismo brasileiro para esse evento.
Um evento que aliás, vai totalmente contra nossa cultura... Me digam quem é que se casa na hora do almoço? Não, não estou trocando as bolas, eu sei que vai acontecer na hora do café da manhã, mas aqui, lá vai ser às 10 horas da manhã, horário ruim até pra quem é londrino (bom para quem tem restaurante perto da Abadia). Sinceramente, eu só vou ver um pedaço por que já tenho que madrugar para ir para a escola, caso contrário, jamais perderia uma manhã de sono pra ver casamento de riquinho... se não vou nem ver a beatificação de João Paulo II no próximo dia 1º de maio, pelo fato do horário (5:00h da manhã, transmissão da TV Aparecida, TV Canção Nova e talvez a Rede Vida), quanto mais acordar pra ver casamento e não ir na festa depois... Aliás, isso me lembra outro assunto relacionado: Você que não é anglicano, conhece quantos anglicanos? Já imaginava... É bom ja tentar entender o rito matrimonial anglicano, para entender melhor o casamento, pois ele será em rito anglicano (um pouco modificado, por causa da "modernidade" da Lady Katherine, mas ainda assim o estilo será segundo a igreja inglesa). E só dando corda para talvez uma postagem futura: É muito mais importante para o Brasil a beatificação de João Paulo II do que esse casamento, pois pelo menos a nação que o ex-papa conduziu (Nação Católica) e as decisões por ele tomadas exerceram alguma influência na vida dos brasileiros, ou da maior parte deles.
Bom, vou encerrando por aqui, para quem for ver o casamento, tem a opção da Rede Globo, Globo News, TV Record, Record News, RedeTV!, GNT, Portal Terra, MSN.com, Portal G1, YouTube, além de outros infinitos meios de comunicação que não me lembro ou não sei de momento. Escolha sua opção, estoure sua pipoca e boa transmissão. Pra quem está acampado na porta da Abadia e le esta postagem direto de seu Ipad, boa sorte na hora de ver a realeza, se conseguir, e pra você que naõ está nem aí, meus pêsames por que vai ter que ver tudo no Jornal Nacional. Bom, mas independentemente do que você vai fazer, eu me despeço daqui, não esquecendo de desejar felicidades ao mais novo casalsinho real (que tem que esperar um monte de gente morrer, para algum dia poder ter direito à coroa britânica).


 

2 comentários:

  1. muito bom seu blog, amigo! eu ja tava procurando notícias sobre o casamento real, e aqui encontrei informações e tds os detalhes da cerimônia, q chamou a atenção de todo o mundo e ganhou destaque na imprensa.
    já estou seguindo..

    ahhh , e tenho dois blogs, muito bons! Se quiser dar uma olhada :

    autordesobrenome.blogspot.com

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lucas, eu gostaria de acrescentar uma explicação quanto a um comentário feito a uma foto da postagem acima.
    Você comentou que, "só o SBT, das grandes mídias televisivas não tem uma área exclusiva do casamento". Essa citação deu a impressão de que a emissora ignorou o acontecimento, e não foi isso que aconteceu. Ela somente não criou uma seção exclusiva sobre o casamento até porque, diferentemente das outras, o site do SBT não é um portal de informações. Os outros são. G1 não é o site oficial da Rede Globo (http://redeglobo.globo.com), mas sim um portal de notícias das organizações Globo. R7 não é o site oficial da Rede Record (http://rederecord.r7.com), mas sim um portal de notícias ligado à Rede Record. O eBand não é o site oficial da TV Band (http://www.band.com.br/tv/), mas sim um portal de notícias do Grupo Bandeirantes. Dos citados por você, a única excessão é o site da RedeTV que, sim, é o site oficial da emissora, porém sua seção de jornalismo pode ser considerada uma seção à parte, pois muitas das informações contidas lá não são da emissora, mas sim de outras fontes (dentre elas o site Reuters e o jornal O Estado de São Paulo), sendo assim, um portal de jornalismo dentro do site da emissora, com uma equipe própria que cria os textos ou copia dos seus parceiros (as fontes citadas anteriormente).
    Já o site do SBT é ligado exclusivamente à emissora, com informações da emissora. Não há uma parte independente de jornalismo, sendo que sua seção http://www.sbt.com.br/jornalismo/ nada mais é que um apanhado geral de vídeos (somente vídeos) que foram ou serão exibidos na emissora, sendo muito poucos criados exclusivamente para o site. Então, o SBT não ignorou o casamento real. Pode-se verificar que no site que citei há vídeos sobre o casamento real. Sendo um apanhado geral videos do jornalismo da emissora, não há necessidade de se criar uma página exclusiva sobre o evento, diferentemente dos outros sites citados, que são portais de informação e deveriam, com certeza, criar uma página própria para destacar ilustre evento.
    Obrigado pela atenção.
    Desejo votos de sucesso para você e para seu blog.

    ResponderExcluir