Não consigo lembrar como, nem quando começou essa praferência aqui em casa, mas lembro que pouco passavam na Globo (que meus pais chamavam de "30", que é o nº do canal em Itápolis [o SBT era comumente chamado "27"]), da Record eu nem tinha conhecimento, Manchete/RedeTV! muito menos e a Band muito de vez em quando... e enquanto isso eu sabia a programação do SBT de cór e salteado.
Claro que nunca peguei alguns dos grandes clássicos do SBT como os programas do Sergio Malandro, o Show de Calouros, nem mesmo o Bozo, mas quantas produções lendárias tive a oportunidade de poder ver: Topa Tudo por Dinheiro, Show do Milhão, dentre alguns outros ainda. E ainda, quantos programas meus pais assistiam que nós ainda assistimos, como A Praça é Nossa, Qual é a Música (que hoje está dentro do Programa Silvio Santos) e o Chaves...
E o que mais me intriga é o fato de o SBT ser uma emissora que tem praticamente a metade da idade da televisão brasileira (a primeira emissora foi inaugurada em setembro de 1950, vai completar 61 anos mês que vem, o SBT está fazendo 30, meia vida), e fez tantas coisas que marcaram de tal maneira o povo brasileiro nesse pouco tempo, coisas que até talvez emissoras ainda mais antigas não fizeram, como a Record, Bandeirantes, Excelsior, Globo ou até mesmo a pioneira do Brasil, a TV Tupi. Claro, em momento nenhum posso desmerecer essas outras, a TV no Brasil se fez por elas, estou apenas as usando de exemplos em relação a idade.
E claro, não tem como falar de SBT e não falar de duas coisas essenciais pra família brasileira: Silvio Santos e Chaves. Eu sinceramente não consigo imaginar um domingo sem nenhum programa de Silvio Santos, e também não consigo imaginar apresentador e animador que possa superá-lo, ele é gênio, daqui 100 anos ainda será lembrado. E quanto à minha segunda citação, eu garanto que você não conhece ninguém que nunca tenha assistido Chaves. Eu também não. Chaves é o maior estrangeirismo de nossa cultura, e quem nos proporciona-o? O SBT, claro.
Isso por que não citei ainda outras lendas, como Ronald Golias, Carlos Alberto de Nóbrega e seu pai Manoel de Nóbrega, o Chapolim, Gugu Liberato, a eterna rainha da TV, Hebe Camargo e etc.
Não vou ficar falando tudo aquim pois senão eu escreveria, escreveria e vocês se enjoariam de ler. Só tenho uma coisa a desejar: Parabéns SBT, que esses 30 anos se transformem em mais 30, e mais 30, e ainda outros 30 e mais quantos 30s o mundo permitir. Obrigado por ter crescido comigo, Sistema Brasileiro de Televisão!!! #SBT30anos