Simplesmente lhes prometo que não dou mais palpite nenhum aqui... Depois da minha última postagem em que eu errei tudo, o melhor mesmo é ficar quieto!
Por fim, a final acabou dando a Espanha (que eliminou Portugal na batalha ibérica) e Itália (que eu até agora não acredito que derrotou a Alemanha, que apresentava o melhor futebol do Campeonato até então), jogo vencido pelos espanhóis por 4 a 0, maior goleada em uma final de EuroCopa até hoje...
Para quem não viu os gols, ei-os no vídeo a seguir, que ainda contém informações importantes para a matéria. As imagens são do SBT:
E pra quem gosta de uma coisa mais "aprofundada":
Vou confessar que não estava vendo muita graça na Espanha até esse jogo, quando ela se revelou "A Espanha", aquela seleção que encantava o mundo com o estilo Barcelona de jogar. Tá certo que na final também não bateu esse bolão todo, mas sim, jogou bem, com bastante toque de bola, ainda que sem aquele predomínio total da posse desta (Se jogasse com o Brasil com certeza nem veria os carinhas de amarelo e fariam pelo menos uns 5 sem muito esforço), mas deu pro gasto. Controlou bem o adversário e mereceu o título (ainda que a Alemanha merecesse mais).
A Itália, que era desconfiada de que nem passasse da primeira fase (realmente, ela e a Espanha passaram a mão gostoso na Croácia, talvez uma delas nem chegasse às quartas não fosse isso)
Mas enfim, não estou aqui para falar se algo foi justo ou não, até por que, injustiça maior que a que eu sofri essa semana... Tô até sem moral pra julgar o que é ou não é justiça, porém, mas isso não é de interesse de vocês. Apenas falo que foi uma EuroCopa boa, sem muitas surpresas, ao contrário de 2008. Julgo dizer que a Euro foi mais "badalada" fora das quatro linhas do que dentro delas, devido à crise européia, políticas dos países (em especial da Ucrânia) sempre no noticiário da bola, protestos, manifestações e coisas do tipo (que eu acho que deverão ocorrer nas Olimpíadas de Londres também), que foram superadas para o espetáculo do maior de todos os esportes.
E ainda falo, esse fatores extra-campo, que não estão acontecendo somente na Polônia e na Ucrânia, países sede, deram um gosto especial à esse torneio. Afinal, pra que serve o futebol se não para trazer alegria?
No vídeo acima ficou evidente que os espanhóis (e com certeza também os italianos, gregos, portugueses e etc. no decorrer do campeonato) esqueceram um pouco de todos os problemas que os cercam para celebrar "sua" vitória. Ainda que isso não signifique nada, mas para o europeu, apaixonado por futebol como é, pelo menos por algumas horas, uma alegria e um patriotismo tomou conta de seus países. Talvez seja de mais momentos como estes que eles (e não só eles) precisem para dar a volta por cima, mas dessa vez, sem festa.
E quanto às finalistas, as vemos ano que vem, ao vivo, aqui no Brasil!!!
E daqui quatro anos, é na França!!! Assim sendo, adeus UEFA Euro 2012, e venha que venha UEFA Euro 2016!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário