quarta-feira, 15 de agosto de 2012

London 2012 Summer Olympic Games (Parte 2)


Como tudo tem seu fim, com as Olimpíadas não poderia ser diferente... Na noite do último domingo, com uma cerimônia de encerramento maravilhosa, que inclusive como comentei com uma colega minha em uma rede social - sua identificação permanecerá em sigilo -, eu que não estou nem aí pra música, independe de qual seja, me emocionei pacas, os XXX Jogos Olímpicos da Era Moderna se encerraram (Como não foi diferente na Cerimônia de Abertura, a íntegra da Cerimônia de Encerramento está nos vídeos abaixo, com direito à opção de escolha)...


Que eu amo esporte de paixão, isso não é segredo pra ninguém, seja pessoalmente ou pela internet (até mesmo nesse site inclusive), isso fica mais que evidente. Mas confesso, esses Jogos Olímpicos foram os que mais me doeram de ver chegar ao fim. A explicação é até obvia, indo por um retrospecto mais recente, Sidney 2000 eu estava no Prézinho, para se ter uma noção, nem que eu quisesse assistir, e o horário ajudasse, eu sentiria algo de "vislumbroso"... Atenas 2004 eu não tava nem aí pra esporte nenhum (sim, houveram dias que eu não gostava de esporte, como também não gostava de religião, vejam como as pessoas podem mudar), apesar de que me lembro que faltei do meu encontro de catecismo para poder assistir à Cerimônia de Encerramento dos Jogos... Pequim (ou Beijing, como preferirem) 2008 eu já tinha essa opinião esportiva que tenho hoje, mas o horários das Olimpíadas não me ajudavam muito, começando uma hora da manhã e acabando às 8, 9 horas, eu tinha que trabalhar e estudar no outro dia... Enfim, Londres 2012 foram as primeiras Olimpíadas que eu verdadeiramente pude sentar no sofá e assistir, para poder sentir verdadeiramente o que é esse tal de "Espírito Olímpico" que contagia os quatro cantos do mundo. Porém, não é pra uma declaração de amor ao COI que estou aqui, mas sim para um resumão mais ou menos de o que eu achei dessas Olimpíadas. Caso você não se lembre de mais nada ou não ligue para isso e queira se inteirar, o infográfico abaixo, cordealmente cedido pelo Portal R7.com pode dar-lhe uma ajuda:


Claro, ver todos os esportes é algo quase impossível, comentar todos então, não se difere muito disso, mas posso comentar um tanto da participação brasileira, por exemplo, que não foi "aquelas coisas", tendo em vista da responsabilidade esportiva que teremos daqui 4 anos, mas foi boa, razoavelmente boa.
O Brasil ficou na 22º posição com 17 medalhas (O quadro todo você pode ver nesse link), sendo essas medalhas até históricas em alguns casos, como o ouro de Artur Zanetti na ginástica de argolas, a prata de Esquiva Falcão no boxe e o bronze de Yane Marques no Pentatlo. Outras ainda nos enchem de orgulho também, apesar de não ter essa "magia" toda que essas três tiveram (pra mim, não universalizem), como o ouro das meninas do vôlei, as medalhas do vôlei do praia (apesar de que poderiam ter ido melhor, porém, relevemos), e até mesmo a prata do vôlei de quadra masculino (mesmo tendo sido suspeito esse jogo). Outras modalidades, não medalhistas, também valeram a pena da torcida, como foi o caso do basquete masculino, que foi bem pra caramba, ressurgido depois de não seu quantos anos, o handball feminino, que eu descubri nesses jogos que é reconhecido no mundo todo, menos aqui...
Agora, algo que é para se ficar com raiva é a natação, que prometeu tanto e não trouxe nada, e principalmente, o futebol masculino (não incrimino o pessoal do atletismo, como andaram fazendo mídia afora por aí)!!! Não me concebe como um país tido como o país do futebol, o maior criadouro de craques do mundo, pode dar uma atuação dessas... Tudo bem que não é porque chegou na final que jogou bem todos os jogos, depois da estreia contra o Egito, já comecei a ficar co um pé atrás, mas tudo bem, as vitórias foram vindo, todas por mais de três gols, e no fim deu no que deu, a prata, com seu brilhante e sombrio cinza... Aí fica a pergunta: Como os esportes que não tem apoio nenhum se empenham tanto, e o futebol, que é um dos únicos que apresentam um mínimo de "salvação" para nós, fica numa sem-vergonhice dessa? Além do fato também de me irritar da Record viver de descer o pau na Seleção, mas melar até escorrer durante as Olimpíadas...
Bom, não vou comentar medalha por medalha, até por que não quero me prolongar muito, gostaria de destacar a belíssima campanha britânica em casa, que o Brasil faça o mesmo, e nem preciso comentar sobre China e USA, que como é de costume recentemente, ficaram lá em cima, não respectivamente nessa ordem.

E meio que voltando no começo do texto, me adiantando um tanto, gostaria que vissem o vídeo abaixo:



Sim, chegou a nossa vez!!! Daqui 4 anos a maior festa do esporte é aqui, na porta de casa (independente se você mora ou não no Rio de Janeiro [eu não moro nem perto]), e teremos a obrigação de fazer bonito!!!
Mas pra isso, um trabalho esportivo já deveria estar sendo feito, e eu não vejo muitas revelações em esportes"diferentes" por aí, infelizmente...
Mas acima de tudo, que roubem o menos possível para organizar esse evento. Que vão passar a mão no dinheiro público, isso é mais que óbvio, e nada vai acontecer depois, mas que roubem com certa moderação, por favor pessoal de Brasília e do COB (e COL também)!!!
E só antes de encerrar, gostaria de destacar uma "novidade" sobre as nossas próximas Olimpíadas:


Bom, o que nos cabe enfim é esperar... 4 anos, 3, ou dependendo como for até 4, emissoras abertas nos transmitirão o evento (Globo, Bandeirantes, Record e talvez a Record News), e o Espírito Olímpico que contagia os 4 cantos do mundo, que nos contagie ainda mais!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário