Acho que voltei antes do esperado, não é? Pois é, o fator surpresa é uma característica marcante que não tenho.
Queria comentar sobre a Copa do Mundo aqui com vocês, mas não acho que seja a pessoa mais qualificada pra isso. Gosto, assisto tudo, compro "lembrancinhas", coleciono Álbum, mas acho que não sei comentar futebol, não entendo de coisas muito técnicas e coisas do tipo, existem pessoas mais qualificadas para falar dela do que eu.
Mas uma coisa vou ser sincero: Copa é legal pra tweetar bandeirinhas (no Twitter eu comento bastante a Copa, caso se interessem):
As bandeirinhas no Twitter |
Mas vou comentar sobre algumas coisas, focando inicialmente na Cerimônia de Abertura, que o Mundo caiu de pau em cima, confesso que não achei o maior dos males. O maior dos males foi quererem comparar uma festinha a toa, sobre um gramado que seria usado daí pouco mais de uma hora e não poderia ser destruído, com a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Londres, com o Carnaval ou com o Festival de Parintins, algo equivalente seria impossível na ocasião (e estou esperando uma festa maravilhosa nos Jogos Olímpicos Rio 2016)! Vou frisar o chute inicial dado por um jovem paraplégico, que pra mim deu errado. Tá, o rapaz deu o chute, mas foi prometido tanta coisa, e no meio do caminho, andei lendo que houveram tantos problemas e atrasos, que acho que alguma coisa não acorreu como deveria ter ocorrido. Tudo bem, a transmissão oficial não ajudou, mas ainda assim acho que não foi a toa que houveram apenas dois, três segundos do tão esperado ato (eu sinceramente torço que tenha sido mancada da geradora da FIFA, e caso não tenha sido, que o projeto continue avançando, mesmo que atrase, mas avance).
Sobre o futebol, sem palavras, realmente essa Copa está muito boa! Sem grandes craques, que não puderam vir por contusão e talz, mas quem veio, não tenho muito do que reclamar não. Ou melhor, tenho. A única situação em que costumo torcer para o Brasil é durante a época de Copa. Gosto de ver a comoção e a emoção das pessoas nesse período, então apoio junto (apesar de achar ridículo saírem correndo atrás de trio elétrico depois de um 0 x 0). Mas por estar jogando em casa, que Seleção Brasileira é aquela?
Daqui 10 dias posso estar pagando de babaca, pelo fato do Brasil ter sido campeão, mas acho que vale a pena compartilhar com vocês esse documentário:
Ainda não acabei de ver o documentário todo, não vou mentir, vi até um pouco mais da metade apenas, mas li (e recomendo) o livro, que mostra perfeitamente a realidade daquela Copa, daquele time, daquele fatádico dia, do ponto de vista de quem estava em campo (há também relatos de jornais da época e de torcida, dá pra imaginar que a derrota naquele campeonato foi de fato uma tragédia). São situações diferentes, a Seleção não vive um momento de oba-oba ou extrema confiança como naquela época, mas com certeza ainda há interesses por trás de cada jogador, existem pessoas que podem desestruturar o time, pode haver um desequilíbrio emocional e uma "inversão de razão", assim como naquela época houve. Não me preocupo com os jogadores, comissão técnica ou CBF (talvez eles até merecessem), me preocupo com a torcida que tanto gosta e gasta com isso tudo em casa (só falta, depois de tanta coisa, tanta confusão, tanto tudo, a gente perder no final) e com os efeitos que essa derrota poderia causar, em questão de ano eleitoral e do período tão "estranho" que o Brasil País (poderia) está(r) vivendo.
Mas jogo é jogo, ainda espero que o País reponha tudo que foi estragado para/com o evento, e, já que tamos aqui mesmo, vamos torcer e assistir então (mesmo que ninguém tenha ingresso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário