quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rock in Rio 2011

 


Sim, o maior evento musical do mundo voltou ao seu berço, esse ano, Rock in Rio vai ser no Rio!!! E já começam amanhã os shows, pra quem gosta de música, de todo tipo, terá um motivo para o por que de só ter ido trabalhar no período da tarde (Só não sei se algum patrão aceitará esse tipo de motivo)!!!





Digo todo tipo de música, por que ao que parece, esse Rock in Rio tá indo na contramão do rock, não sei se os anteriores também foram assim, mas pôr Ivete Sangalo e Claudia Leite pra tocar num evento desses, é tirar com a cara de qualquer metaleiro... Até eu, que não sou roqueiro nem nada parecido, achei um absurdo uma notícia dessas... E pra acabar de matar o evento, ainda tem Cidade Negra, Martinho da Vila, Emicida, Ed Motta e NX0... Agradeçamos que Justin Bieber marcou o show em outubro, por que senão colocariam esse muleque (?) pra tocar no festival também, e principalmente, que ninguém quis chamar o Restart!!! Realmente é triste essa decadência do festival, que já foi tão imponente...
Mas vocês aí do outro lado que me conhecem, devem estar se perguntado por que estou falando do Rock in Rio, se como já disse, não sou rockeiro, nem popista e nem pagodeiro, tampouco estou aí para música, não é? Pois então, estou me perguntando a mesma coisa, já que não vou no evento, e acho que pouco o assistirei também...
Na verdade, estou comentando por que sei de tal grandiosidade que o evento terá para o Brasil, pois querendo ou não, é um evento mundial, todos conhecem e todos tem interesse de ir ao Rock in Rio, o que sim dá muito lucro não só ao Rio, mas ao Brasil também!!! Foi inclusive construído um super centro de eventos, chamado "Cidade do Rock", só para abrigar o evento (no final da postagem tem um vídeo dessa Cidade do Rock, para vocês terem uma noção da magnitude do evento), um lugar que pelas fotos parece estar muito bonito. Só não entendo como uma coisa dessas não atrasa como os estádios da Copa do Mundo, e também não sei se foi feito com dinheiro público, mas uma coisa é quase certa: Em novembro isso vai ser um elefante branco enorme na Barra da Tijuca, pois não terá tanto show gigante num lugar só da capital fluminense. A menos que este seja reformulado e vire um clube ou coisa parecida, vai ser muito dinheiro jogado fora, e isso vai acabar sendo o mais difícil de recuperar. Mas quanto ao resto, comércio, turismo, e outras coisas a mais, vão estourar nesses dias de show.
Mas claro, levemos em consideração que você, como eu, é pobre não tem condição de ir até à Cidade Maravilhosa ver os shows, temos a TV e a Internet!!!





 Opções de mídia para que possamos ver o Rock in Rio da nossa casa não vão faltar. 



Como já podemos ter uma ideia pelas imagens, ninguém vai poder reclamar que não viu tal show, por que imprensa lá é o que não vai faltar. Pra começar pela internet, que a Globo Ponto Com transmitirá todo o evento do Palco Mundo ao vivo e ainda tem uma sessão dedicada à festa no G1, onde terão vídeos dos shows, reportagens, matérias e tudo mais. Isso, claro, no território de domínio das Organizações Globo, o Brasil. Mas para o internauta gringo, haverá uma opção também: O YouTube, que fará um esquema parecido com a do Globo.com.
Já pela televisão, a Rede Globo transmite compactos e ao vivos nas madrugadas dos dias do evento (pra você que não estuda, não trabalha, não tem namorada/esposa e não faz nada de madrugada, é um passatempo e tanto), enquanto o Multishow  transmitirá isso a torto e direito durante todos os dias, por uma semana (Globo monopoliza o Rock in Rio também). E como última opção, caso não tenha gostado de nenhuma dessas e tenha uns trocados sobrando, ao que tudo indica, a Sky abrirá um canal exclusivamente para os shows.
Assim sendo, da sua casa, do Cidade do Rock, a partir de amanhã o mundo será puro Rock'n Roll!!! 



  
                                       (Como Prometido)

sábado, 17 de setembro de 2011

UEFA Champions League - Transmissão

Foi-se noticiado esses dias sobre os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa terem sido renovados pela Rede Globo por mais um triênio (2012-2013, 2013-2014, 2014-2015), sendo que já os tinha desde a temporada 2009-2010.
Mas diga uma coisa, o que você viu da Champions na Globo durante esse período? A vinheta da Champions antes das reportagens no Globo Esporte, uma versão do hino sendo tocada solenemente no dia da final (isso, sinceramente, dá até vontade de chorar ao ver, de tão lindo eu acho), e dois ou três jogos por temporada na fase final, onde só tem os times gigantes. Na minha opinião, isso nada mais é do que um grande descaso com o campeonato e com o futebol europeu no geral. Pelo menos, para que não seja descaso com o telespectador também, o melhor futebol do mundo é sub-licenciado com a TV Bandeirantes, que transmite os jogos em TV aberta as quartas feiras.
 Numa coisa, porém, acho que todos vão concordar comigo, que essa palhaçada que a Globo faz com a Champions, provavelmente gera muito mais dinheiro que se a Band fosse detentora dos direitos. Eu não tenho certeza sobre o valor dos direitos de imagem da Liga, nem do valor que a emissora carioca cobra pra divulgar as marcas, então não darei certezas de valores e nem se isso que vou escrever é isso mesmo, mas a visibilidade que o Globo Esporte dá para a vinheta e os lances do campeonato, devem valer muito mais do que se fossem exibidos em qualquer outra emissora do Brasil (e talvez até da América Latina toda), mesmo sem ser "um oferecimento de Heineken".
Porém, não vamos dizer que a Globo no seu geral ignora os jogos. O GloboEsporte.com transmite os jogos da quarta-feira, com narração e comentários particular deste (uma narração bem inusitada, aliás). E além das transmissões, a cobertura do campeonato pelo site também é bastante completa, tendo em vista que a prioridade dele aparenta ser cobrir o futebol nacional. Lá tem muitos vídeos exclusivos de lances, gols, estádios... E o site acaba sendo o "argumento" da Globo pra não demonstrar seu total desinteresse pelo futebol internacional. Mas transmissão pela internet não é uma coisa muito cara/valorizada e nem muito divertida (apenas acaba sendo útil pra quem trabalha com computador e não tem acesso à televisão). Não que seja para o Globo Esporte Ponto Com deixar de transmitir, totalmente pelo contrário, que este transmita, e gratuitamente como está sendo, mas o interessante seria que a Televisão também transmitisse em simultâneo, garanto que melhor que Lagoa Azul ou Ninguém Segura Este Bebê, o jogo é.
Fazendo um resumão geral: UEFA ganha uma fortuna em cima da Globo, que não sabe administrar o que tem na mão, evidentemente, Globo sairia perdendo. Porém, é difícil afirmar se a Globo realmente perde na negociação. Sabe-se que ela adquiriu os direitos em 2008 só pra tira-los da TV Record, que dava altos índices com os jogos, e incomodava a Sessão da Tarde (às vezes até passava [ Aliás, por que a Band não ultrapassa então? #mistério] por um tempinho). Mas a Record sempre iria ser saco de pancadas da Globo, independente do que transmita, então acho que a emissora da Família Marinho só adquiriu os direitos pra tirar sarro da adversária. E depois, isso são palpites meus, às vezes a Globo não tá tendo o que fazer com o dinheiro que lucra da Champions e eu tô falando que ela sai perdendo, mas eu acho que quem ganha nesse jogo acaba sendo a UEFA (Coitada da Band).
E lembrando que ano que vem a UEFA Euro 2012 também é de direitos da Rede Globo, vamos ver se a postura perante o torneio vai ser a mesma que perante a Liga dos Campeões (segundo o site da UEFA, será transmitido sim, em TV aberta, os 23 jogos pela Rede Globo, e pelo SporTV em canal fechado - Monopólio das Organizações Globo).
Lembrando que os jogos de terça, exibidos pelo Esporte Interativo, são de direito próprio, sem necessidade de sub-licenciamento com Globo, como faz a TV Bandeirantes. Deve sair essa semana ou na próxima a notícia da renovação do Esporte Interativo com a UEFA.

Este artigo foi um oferecimento de Heineken (como deve ser, e não de Skol ou Brahma), patrocinadora oficial da Liga dos Campeões da UEFA