sábado, 17 de setembro de 2011

UEFA Champions League - Transmissão

Foi-se noticiado esses dias sobre os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa terem sido renovados pela Rede Globo por mais um triênio (2012-2013, 2013-2014, 2014-2015), sendo que já os tinha desde a temporada 2009-2010.
Mas diga uma coisa, o que você viu da Champions na Globo durante esse período? A vinheta da Champions antes das reportagens no Globo Esporte, uma versão do hino sendo tocada solenemente no dia da final (isso, sinceramente, dá até vontade de chorar ao ver, de tão lindo eu acho), e dois ou três jogos por temporada na fase final, onde só tem os times gigantes. Na minha opinião, isso nada mais é do que um grande descaso com o campeonato e com o futebol europeu no geral. Pelo menos, para que não seja descaso com o telespectador também, o melhor futebol do mundo é sub-licenciado com a TV Bandeirantes, que transmite os jogos em TV aberta as quartas feiras.
 Numa coisa, porém, acho que todos vão concordar comigo, que essa palhaçada que a Globo faz com a Champions, provavelmente gera muito mais dinheiro que se a Band fosse detentora dos direitos. Eu não tenho certeza sobre o valor dos direitos de imagem da Liga, nem do valor que a emissora carioca cobra pra divulgar as marcas, então não darei certezas de valores e nem se isso que vou escrever é isso mesmo, mas a visibilidade que o Globo Esporte dá para a vinheta e os lances do campeonato, devem valer muito mais do que se fossem exibidos em qualquer outra emissora do Brasil (e talvez até da América Latina toda), mesmo sem ser "um oferecimento de Heineken".
Porém, não vamos dizer que a Globo no seu geral ignora os jogos. O GloboEsporte.com transmite os jogos da quarta-feira, com narração e comentários particular deste (uma narração bem inusitada, aliás). E além das transmissões, a cobertura do campeonato pelo site também é bastante completa, tendo em vista que a prioridade dele aparenta ser cobrir o futebol nacional. Lá tem muitos vídeos exclusivos de lances, gols, estádios... E o site acaba sendo o "argumento" da Globo pra não demonstrar seu total desinteresse pelo futebol internacional. Mas transmissão pela internet não é uma coisa muito cara/valorizada e nem muito divertida (apenas acaba sendo útil pra quem trabalha com computador e não tem acesso à televisão). Não que seja para o Globo Esporte Ponto Com deixar de transmitir, totalmente pelo contrário, que este transmita, e gratuitamente como está sendo, mas o interessante seria que a Televisão também transmitisse em simultâneo, garanto que melhor que Lagoa Azul ou Ninguém Segura Este Bebê, o jogo é.
Fazendo um resumão geral: UEFA ganha uma fortuna em cima da Globo, que não sabe administrar o que tem na mão, evidentemente, Globo sairia perdendo. Porém, é difícil afirmar se a Globo realmente perde na negociação. Sabe-se que ela adquiriu os direitos em 2008 só pra tira-los da TV Record, que dava altos índices com os jogos, e incomodava a Sessão da Tarde (às vezes até passava [ Aliás, por que a Band não ultrapassa então? #mistério] por um tempinho). Mas a Record sempre iria ser saco de pancadas da Globo, independente do que transmita, então acho que a emissora da Família Marinho só adquiriu os direitos pra tirar sarro da adversária. E depois, isso são palpites meus, às vezes a Globo não tá tendo o que fazer com o dinheiro que lucra da Champions e eu tô falando que ela sai perdendo, mas eu acho que quem ganha nesse jogo acaba sendo a UEFA (Coitada da Band).
E lembrando que ano que vem a UEFA Euro 2012 também é de direitos da Rede Globo, vamos ver se a postura perante o torneio vai ser a mesma que perante a Liga dos Campeões (segundo o site da UEFA, será transmitido sim, em TV aberta, os 23 jogos pela Rede Globo, e pelo SporTV em canal fechado - Monopólio das Organizações Globo).
Lembrando que os jogos de terça, exibidos pelo Esporte Interativo, são de direito próprio, sem necessidade de sub-licenciamento com Globo, como faz a TV Bandeirantes. Deve sair essa semana ou na próxima a notícia da renovação do Esporte Interativo com a UEFA.

Este artigo foi um oferecimento de Heineken (como deve ser, e não de Skol ou Brahma), patrocinadora oficial da Liga dos Campeões da UEFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário