Para quem não sabe o que são "las celebraciones a Chespirito" que estão ocorrendo por toda a América Latina (e os USA), veja o vídeo abaixo para se localizar:
Sim, um evento continental, organizado pela Televisa (MEX) em parceria com TV's locais, uma de cada país participante.
E como se era de imaginar, a emissora a representar o Brasil foi o SBT.
Nada mais justo, SBT apresentou "El Chavo" para o Brasil, se enriqueceu e nos enriqueceu com o menino do barril. Por causa da TVS que há 20 e tantos anos o Brasil ri e se diverte com o mais simples humor que existe, e sem enjoar... Então, não tinha como essa honra ser dada à Cartoon Network (que aliás nem brasileira é). Porém achei que o SBT deu umas vaciladas boas na organização do evento...
Começando pelo nome que o SBT inventou pro evento: "América Celebra Chaves". O evento não é somente para o Chaves, é também para o Chapolin, El Chompiras, El Dotor Chapatin, etc., ou seja celebramos todos os personagens de Roberto Gomes Bolaños, o Chespirito, não apenas para o Chaves em especial. Tem toda a jogada de marketing nisso, claro, pois os brasileiros não conhecem mais nenhum personagem de RGB além do Chaves (apenas um pouco sobre o Chapolin, e mais nada).
E durante os concursos, no Programa do Ratinho, ficava meio evidente que o apresentador não tinha nem noção de o que estava comandando, da grandeza do evento... No primeiro dia, o dos Experts em Chespirito (Parte 1 e Parte 2- Clique pra assistir), ficava evidente que o Ratinho não sabia nada sobre a série. Ele afirmava nunca ter visto o episódio dos Churros de Dona Florinda, em um VT da disputa. Além do mais que perguntas básicas ele não sabia também. Tudo bem, ninguém é obrigado a ser vidrado em algo, mas pelo menos, poderia ter dado uma estudada melhor pra não se passar de leigo total sobre o assunto que está comandando... Ah, o vencedor entre os experts foi Cássio Ferreira, parabéns a ele e que represente bem a camisa verde e amarela lá no México!!!
E na disputa de imitadores (Clique aqui pra ver), os candidatos, escolhidos pelo Fã-Clube Chespirito Brasil, eram a toda hora deixados de lado para que Gusttavo Lima cantasse seus sucessos... O programa, que deveria ser dedicado ao concurso, foi dedicado ao astro do sertanejo universitário, que ainda por cima foi jurado. A bancada de jurados também era coisa de outro mundo. Além de Gusttavo Lima, João Kléber (que é um monstro quando o assunto é televisão, mas não sei se ele lá entende muito de Chaves mesmo) e Nelson Machado (dublador do Kiko, o único que realmente tinha moral de compor a bancada).
Quem represetará Brasil no dia da homenagem será Bruno Fonseca, cover do Quico.
E apenas um comentário sobre nossos representantes: Não sei se é o medo da câmera ou o que, mas o expert vai tomar uma lavada de qualquer um no dia, e o melhor imitador, não sei se terá lá grande chance por ser o único a não representar o personagem de voz original (O concurso dos EUA aparentemente é mais para os latinos que vivem lá), ainda mais no meio da "esquete internacional".
E a Mega Coreografia e o Barril dos Sonhos (que acho absurdo), não sei se teremos, até agora não vi nada.
E outra coisa que pra mim é relaxo da TV de Silvio Santos:
Por que o Barril Brasileiro não abre? Se já temos certos nossos participantes e tudo já foi feito? Essa imagem foi "printada" e recortada hoje, e o SBT até agora não fez uma página para dedicar ao evento? Pra mim isso é falta de vontade...
Bom, mas até o dia 29/02, muita coisa pode acontecer... Fiquem ligados em http://www.televisa.com/chespirito (O site oficial) e em http://www.sbt.com.br (site da representante no Brasil), além também do Fórum Chaves ( http://www.forumchaves.com.br ) e do Fã Clube Oficial ( http://sitedochaves.com ), que trazem as informações em ainda mais primeira mão.
Se a grande festa terá transmissão no Brasil? Se for depender do SBT, assista pela internet...
Sobre o nome que aqui no Brasil: Não é justo chamar "América celebra Chaves" sabendo que serão homenageados todos os personagens de Chespirito, porém se o nome brasileiro fosse "América celebra Chespirito" iria confundir muitos telespectadores que são leigos no assunto. Como aqui no Brasil seu personagem mais conhecido é o Chaves, seguido do Chapolin, e a grande massa conhece somente esses dois seriados, apoio a adaptação por assim facilita o entendimento e "América celebra Chaves e Chapolin" ficaria muito comprido.
ResponderExcluirhttp://rkawachi.blogspot.com
Sei lá, como comentei no texto, é marketing, mas mesmo assim, não acho certo... Todos os países de um jeito e o Brasil de outro? Assim como tbm acho um absurdo a tradução de "Que Bonita Vecindad" pro português...
ExcluirSobre as provas no Programa do Ratinho: Com certeza isso foi falta de planejamento do SBT. Eles deveriam ter criado um programa especial só para a realizar essas provas. Além de aparência mais "profissional", de coisa séria, tenho certeza que daria ótima audiência para a emissora. Principalmente se fosse exibido entre o Clube do Chaves com episódios perdidos e semelhantes antes e depois.
ResponderExcluirOs jurados com certeza foram muito mal escolhidos. Eu teria escolhido um dublador, um membro do fã clube e um comediante.
http://rkawachi.blogspot.com
Eu já teria escolhido mais de um dublador. Quem fez os personagens, querendo ou não, foram eles, ninguém vai entender mais de suas características do que eles próprios. E quanto à alguém do fã-clube, acho que deveriam chamar também, mas a galera do fão-clube já escolheu os 3 (muito mal escolhido, diga-se de passagem, em especial o Senhor Madruga)... Escolheria os dubladores, um comediante, que entende da coisa mesmo, como Carlos Alberto de Nóbrega, por exemplo, e o único Bozo vivo, Luís Ricardo, que manja pacas de TV e seu personagem trouxe "El Chavo" pro Brasil.
ExcluirSobre a abertura do Barril: Isso é normal. As provas acontecem aqui, eles montam a página, passam para o pessoal do México, que entra, edita, posta o link... Se foi relaxo, foi do pessoal do México, não do SBT (que aliás mandou o link errado. Ao invés de dar na página do Chaves, dá na home do site do SBT). O relaxo do pessoal do SBT foi não ter criado uma página específica para o evento e, ao invés disso, só ter feito uma pequena adaptação na página do Chaves, e também não divulgar chamadas na programação sobre o evento.
ResponderExcluirOutra burrada do SBT será se eles não transmitirem o evento.
http://rkawachi.blogspot.com
Andei lendo que vai transmitir... A mídia que cobre televisão anda escrevendo isso, mas por outro lado, diz-se que o SBT não confirma a informação.
ExcluirTambém acho que se naõ transmitir será um absurdo e um desrespeito, e se transmitir, ou transmita com legenda (o que se não me engano é proibido em TV aberta... Se for esquece isso), ou com um tradutor simultâneo que não seja um múmia e alguns comentaristas, pra explicar pro Brasil do que os caras estão falando, já que o Brasil não conhece bem as personagens de RGB..
Aliás, toda essa falta de interesse do SBT pode ter uma simples explicação: contrato da Televisa (criadora e "dona" dos conteúdos Chespirito) com a Rede Record de televisão. As vezes o SBT pode estar sendo excluído pela Televisa e não poder transmitir o evento por exemplo. Ou então, pode estar querendo "dar o troco" na emissora mexicana divulgando pouco o evento.
ResponderExcluirhttp://rkawachi.blogspot.com
Posso dizer uma coisa: Tenho medo de a Record inventar de querer fazer uma versão brasileira de Chaves.
ExcluirE outra coisa: Não entendo essa parceria Record-Televisa... Ela é pra produções próprias da Record, como está fazendo com Rebelde, ou a Televisa pode disponibilizar as novelas e séries pra TV Universal, digo Record? E se tem contrato com a Record, por que o SBT ainda exibe o conteúdo mexicano?
Você manja mais e poderia me explicar...
A parceria com a Record é mais ou menos assim: A Televisa dá os textos e a Record o resto. Aí o material pode ser exibido aqui no Brasil e lá no México também (o que acho muito improvável).
ExcluirAgora os conteúdos da Televisa no SBT são conteúdos que o SBT ainda tem direito de exibir, que o contrato foi renovado (não contrato de parceria como era antigamente mas contrato de exibição daquele conteúdo específico) ou que o contrato ainda não expirou.
Sobre o Chaves eu acho muito provável que a Record não faça sua versão, principalmente por uma situação que ocorreu na renovação de contrato do Chaves com o SBT: a Televisa pediu uma quantia muito grande de dinheiro para a renovação. Aí SS ligou para lá e falou que por aquela quantia eles não renovariam. Se quisessem vender para outra emissor, tudo bem. Mas que nenhuma outra emissora ia querer comprar o Chaves, pois a qualidade das fitas e dos materiais estão em péssimo estado e mais nenhuma emissora ia passar algo de tão péssima qualidade de conservação (que, convenhamos, nós não ligamos para isso, ligamos para a qualidade do conteúdo, mas não deixa de ser uma verdade, ainda mais observando que vivemos da época do HD e do 3D) e que além disso, todos no Brasil associam a imagem do Chaves ao SBT e nenhuma outra emissora iria colocar algo para "fazer propaganda" do SBT na grade.
http://rkawachi.blogspot.com