sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

América Celebra a Chespirito (+SBT)

Para quem não sabe o que são "las celebraciones a Chespirito" que estão ocorrendo por toda a América Latina (e os USA), veja o vídeo abaixo para se localizar:


Sim, um evento continental, organizado pela Televisa (MEX) em parceria com TV's locais, uma de cada país participante. 
E como se era de imaginar, a emissora a representar o Brasil foi o SBT.
Nada mais justo, SBT apresentou "El Chavo" para o Brasil, se enriqueceu e nos enriqueceu com o menino do barril. Por causa da TVS que há 20 e tantos anos o Brasil ri e se diverte com o mais simples humor que existe, e sem enjoar... Então, não tinha como essa honra ser dada à Cartoon Network (que aliás nem brasileira é). Porém achei que o SBT deu umas vaciladas boas na organização do evento...
Começando pelo nome que o SBT inventou pro evento: "América Celebra Chaves". O evento não é somente para o Chaves, é também para o Chapolin, El Chompiras, El Dotor Chapatin, etc., ou seja celebramos todos os personagens de Roberto Gomes Bolaños, o Chespirito, não apenas para o Chaves em especial. Tem toda a jogada de marketing nisso, claro, pois os brasileiros não conhecem mais nenhum personagem de RGB além do Chaves (apenas um pouco sobre o Chapolin, e mais nada).

E durante os concursos, no Programa do Ratinho, ficava meio evidente que o apresentador não tinha nem noção de o que estava comandando, da grandeza do evento... No primeiro dia, o dos Experts em Chespirito (Parte 1 e Parte 2- Clique pra assistir), ficava evidente que o Ratinho não sabia nada sobre a série. Ele afirmava nunca ter visto o episódio dos Churros de Dona Florinda, em um VT da disputa. Além do mais que perguntas básicas ele não sabia também. Tudo bem, ninguém é obrigado a ser vidrado em algo, mas pelo menos, poderia ter dado uma estudada melhor pra não se passar de leigo total sobre o assunto que está comandando... Ah, o vencedor entre os experts foi Cássio Ferreira, parabéns a ele e que represente bem a camisa verde e amarela lá no México!!!

E na disputa de imitadores (Clique aqui pra ver), os candidatos, escolhidos pelo Fã-Clube Chespirito Brasil, eram a toda hora deixados de lado para que Gusttavo Lima cantasse seus sucessos... O programa, que deveria ser dedicado ao concurso, foi dedicado ao astro do sertanejo universitário, que ainda por cima foi jurado. A bancada de jurados também era coisa de outro mundo. Além de Gusttavo Lima, João Kléber (que é um monstro quando o assunto é televisão, mas não sei se ele lá entende muito de Chaves mesmo) e Nelson Machado (dublador do Kiko, o único que realmente tinha moral de compor a bancada). 
Quem represetará Brasil no dia da homenagem será Bruno Fonseca, cover do Quico.

E apenas um comentário sobre nossos representantes: Não sei se é o medo da câmera ou o que, mas o expert vai tomar uma lavada de qualquer um no dia, e o melhor imitador, não sei se terá lá grande chance por ser o único a não representar o personagem de voz original (O concurso dos EUA aparentemente é mais para os latinos que vivem lá), ainda mais no meio da "esquete internacional".

E a Mega Coreografia e o Barril dos Sonhos (que acho absurdo), não sei se teremos, até agora não vi nada.

E outra coisa que pra mim é relaxo da TV de Silvio Santos: 

Por que o Barril Brasileiro não abre? Se já temos certos nossos participantes e tudo já foi feito? Essa imagem foi "printada" e recortada hoje, e o SBT até agora não fez uma página para dedicar ao evento? Pra mim isso é falta de vontade...


Bom, mas até o dia 29/02, muita coisa pode acontecer... Fiquem ligados em http://www.televisa.com/chespirito (O site oficial) e em http://www.sbt.com.br (site da representante no Brasil), além também do Fórum Chaves ( http://www.forumchaves.com.br ) e do Fã Clube Oficial ( http://sitedochaves.com ), que trazem as informações em ainda mais primeira mão.
Se a grande festa terá transmissão no Brasil? Se for depender do SBT, assista pela internet...


9 comentários:

  1. Sobre o nome que aqui no Brasil: Não é justo chamar "América celebra Chaves" sabendo que serão homenageados todos os personagens de Chespirito, porém se o nome brasileiro fosse "América celebra Chespirito" iria confundir muitos telespectadores que são leigos no assunto. Como aqui no Brasil seu personagem mais conhecido é o Chaves, seguido do Chapolin, e a grande massa conhece somente esses dois seriados, apoio a adaptação por assim facilita o entendimento e "América celebra Chaves e Chapolin" ficaria muito comprido.
    http://rkawachi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá, como comentei no texto, é marketing, mas mesmo assim, não acho certo... Todos os países de um jeito e o Brasil de outro? Assim como tbm acho um absurdo a tradução de "Que Bonita Vecindad" pro português...

      Excluir
  2. Sobre as provas no Programa do Ratinho: Com certeza isso foi falta de planejamento do SBT. Eles deveriam ter criado um programa especial só para a realizar essas provas. Além de aparência mais "profissional", de coisa séria, tenho certeza que daria ótima audiência para a emissora. Principalmente se fosse exibido entre o Clube do Chaves com episódios perdidos e semelhantes antes e depois.
    Os jurados com certeza foram muito mal escolhidos. Eu teria escolhido um dublador, um membro do fã clube e um comediante.
    http://rkawachi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já teria escolhido mais de um dublador. Quem fez os personagens, querendo ou não, foram eles, ninguém vai entender mais de suas características do que eles próprios. E quanto à alguém do fã-clube, acho que deveriam chamar também, mas a galera do fão-clube já escolheu os 3 (muito mal escolhido, diga-se de passagem, em especial o Senhor Madruga)... Escolheria os dubladores, um comediante, que entende da coisa mesmo, como Carlos Alberto de Nóbrega, por exemplo, e o único Bozo vivo, Luís Ricardo, que manja pacas de TV e seu personagem trouxe "El Chavo" pro Brasil.

      Excluir
  3. Sobre a abertura do Barril: Isso é normal. As provas acontecem aqui, eles montam a página, passam para o pessoal do México, que entra, edita, posta o link... Se foi relaxo, foi do pessoal do México, não do SBT (que aliás mandou o link errado. Ao invés de dar na página do Chaves, dá na home do site do SBT). O relaxo do pessoal do SBT foi não ter criado uma página específica para o evento e, ao invés disso, só ter feito uma pequena adaptação na página do Chaves, e também não divulgar chamadas na programação sobre o evento.
    Outra burrada do SBT será se eles não transmitirem o evento.
    http://rkawachi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei lendo que vai transmitir... A mídia que cobre televisão anda escrevendo isso, mas por outro lado, diz-se que o SBT não confirma a informação.
      Também acho que se naõ transmitir será um absurdo e um desrespeito, e se transmitir, ou transmita com legenda (o que se não me engano é proibido em TV aberta... Se for esquece isso), ou com um tradutor simultâneo que não seja um múmia e alguns comentaristas, pra explicar pro Brasil do que os caras estão falando, já que o Brasil não conhece bem as personagens de RGB..

      Excluir
  4. Aliás, toda essa falta de interesse do SBT pode ter uma simples explicação: contrato da Televisa (criadora e "dona" dos conteúdos Chespirito) com a Rede Record de televisão. As vezes o SBT pode estar sendo excluído pela Televisa e não poder transmitir o evento por exemplo. Ou então, pode estar querendo "dar o troco" na emissora mexicana divulgando pouco o evento.
    http://rkawachi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer uma coisa: Tenho medo de a Record inventar de querer fazer uma versão brasileira de Chaves.

      E outra coisa: Não entendo essa parceria Record-Televisa... Ela é pra produções próprias da Record, como está fazendo com Rebelde, ou a Televisa pode disponibilizar as novelas e séries pra TV Universal, digo Record? E se tem contrato com a Record, por que o SBT ainda exibe o conteúdo mexicano?
      Você manja mais e poderia me explicar...

      Excluir
    2. A parceria com a Record é mais ou menos assim: A Televisa dá os textos e a Record o resto. Aí o material pode ser exibido aqui no Brasil e lá no México também (o que acho muito improvável).
      Agora os conteúdos da Televisa no SBT são conteúdos que o SBT ainda tem direito de exibir, que o contrato foi renovado (não contrato de parceria como era antigamente mas contrato de exibição daquele conteúdo específico) ou que o contrato ainda não expirou.

      Sobre o Chaves eu acho muito provável que a Record não faça sua versão, principalmente por uma situação que ocorreu na renovação de contrato do Chaves com o SBT: a Televisa pediu uma quantia muito grande de dinheiro para a renovação. Aí SS ligou para lá e falou que por aquela quantia eles não renovariam. Se quisessem vender para outra emissor, tudo bem. Mas que nenhuma outra emissora ia querer comprar o Chaves, pois a qualidade das fitas e dos materiais estão em péssimo estado e mais nenhuma emissora ia passar algo de tão péssima qualidade de conservação (que, convenhamos, nós não ligamos para isso, ligamos para a qualidade do conteúdo, mas não deixa de ser uma verdade, ainda mais observando que vivemos da época do HD e do 3D) e que além disso, todos no Brasil associam a imagem do Chaves ao SBT e nenhuma outra emissora iria colocar algo para "fazer propaganda" do SBT na grade.
      http://rkawachi.blogspot.com

      Excluir