domingo, 25 de fevereiro de 2018

E esses tais esportes de inverno?



No Brasil quase não existe neve e, a exceção de algumas atrações esporádicas de shoppings, pistas de gelo também não. Mas ainda assim, por que esportes tão estranhos a nossa cultura, como esqui, curling e snowboard, que usam destes ambientes, nos fascinam tanto, a cada quatro anos (mas é um fenômeno recente, admitamos)?

Parece fácil, mas falar dos Jogos Olímpicos - e Paralímpicos - de Inverno não é algo tão simples assim. É uma competição da qual não conhecemos os atletas, tampouco as estrelas; não sabemos as regras e muitas vezes nem os nomes dos esportes e para muitos até o nome dos países que se destacam no evento são uma novidade. 

Sempre gosto de acusar o "efeito mídia", mas não sei se ele é de todo válido para esta situação. Claro que ele é inevitável, pois sem internet e televisão, seria impossível que tivéssemos acesso a esses Jogos, mas acho que existe algo a mais. E nem é esse tal "espírito olímpico", que ainda vale pras Olimpíadas de Verão, mas não pras de Inverno. Resumir o problema à estética? Pode até ser, gostamos de neve, a achamos bonita, embora a maioria de nós nunca a tendo visto pessoalmente (e eu sou um deles).Os próprios esportes são bonitos, quase todos modernos e radicais, quando não artísticos, como é o caso da patinação. Ou, como eu já mesmo disse, talvez seja tudo isso, somado ao nosso "recalque" de frio. Sim, temos fantasias com o frio e a neve, e isso não pode ser desconsiderado. 

Motivos eu poderia enumerar até amanhã. Mas no fim, eles nem são importantes. Gostamos, olhando-os esportivamente ou esteticamente, e isso é o que importa. Os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 acabam daqui a pouco, mas o esporte de inverno não pára. E pra você que está chegando agora nesse meio, pra que esperar mais quatro anos, até Pequim? Inspire-se, informe-se, como eu mesmo admito que não faço. E se você está na neve - por inúmeros motivos -, por que também não participar (garanto que a concorrência na delegação brasileira não vai ser grande)? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário