É normal, dentro da História, dos depararmos com "lacunas". Aquele momento histórico que sabemos, por diversos momentos que existiu, mas que não temos fontes, registros suficientes para poder acessá-lo. Isso, claro, é muito comum com eventos antigos, centenários, milenares, e menos comuns hoje, em um mundo onde a tecnologia é algo corriqueiro e acessível (é impossível, por exemplo, imaginar que sua ida ao shopping no final de semana com os amigos ou o/a parceiro/a vá terminar sem nenhuma foto ou vídeo).
É mágico, entretanto, nessa mesma História, quando evidências de um momento parecem ressurgir do nada. Uma vistoriada em arquivos, uma limpeza de armários, uma investigação mais aprofundada e "pá-pum", o que antes era apenas imaginação agora é paupável, é visível. Isso aconteceu há alguns anos com as imagens da Copa Rio de 1951, o "Mundial do Palmeiras".
Não vou entrar no mérito do título, se é mundial ou se não é, se é reconhecido pela FIFA ou só pela torcida, isso tudo pra mim não interessa. O que eu fico feliz de compartilhar é que hoje esse momento está disponível, ainda que parcialmente, a todos os torcedores e não torcedores. E não, não é uma descoberta recente. Essa é uma postagem antiga, que deveria ter ido ao ar anos atrás, mas nas paralisações do blogue, acabou ficando esquecida. As imagens foram divulgadas em 2008 e o Instituto Luce, da Itália (país da Juventus, vice campeã do torneio), é proprietário das imagens originais. Dada a precariedade da época, pode ser que estas sejam as únicas imagens em movimento deste título palmeirense.
Hoje, data em que se inicial a Conmebol Libertadores de 2024, compartilho com vocês, acima e abaixo, as imagens dessa conquista. Apreciem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário