sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

A regionalização do Campeonato Carioca é o retrato da desvalorização dos estaduais

imagem: R7.com/FERJ

 A transmissão exclusiva do Campeonato Carioca de Futebol em TV aberta foi anunciada nos últimos dias pela Record TV. A emissora adquiriu os direitos de exibição do campeonato após Globo e Flamengo se desentenderem no torneio de 2020 (o time rubro negro não tinha contrato firmado com a TV dos Marinho e usou da Medida Provisória nº 984, a "MP do mandante", para transmitir um jogo em seu canal do YouTube. A tal MP deixou de valer após não ser aprovada dentro do prazo pelo Congresso, mas a Globo, na época, entendeu que seu direito, como player exclusivo de todas as outras equipes, foi violado e rescindiu com o estadual do Rio). As partidas serão exibidas aos sábados e às terças, MAS NÃO PARA TODO O BRASIL. Apenas 15 REGIÕES, ao menos em primeiro momento, poderão assistir aos jogos de Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e as demais oito equipes da capital e interior.

Antes de começar a argumentar, gostaria de deixar duas coisas bem claras: eu sei da existência do pay-per-view criado em parceria com as grandes operadoras de TV de por assinatura, mas o meu foco aqui é TV aberta, pública e gratuita, que todos podem assistir. E a segunda questão a tratar é quanto à mudança de emissora. Assim como a Libertadores não ficou menor por passar no SBT, o Campeonato Carioca também não vai ficar mais ou menos importante por ter deixado a Globo. Obviamente que a televisão é um indicativo de relevância, valor econômico, mas o futebol, os clubes e a tradição deste ou aquele torneio são coisas que vão muito além da televisão.

Voltando agora para o assunto principal do post, os times do Rio de Janeiro são marcas nacionais. Existem torcedores dos quatro grandes times da cidade maravilhosa em todos os estados e regiões Brasil. Como a Record sequer cogita exibir o Campeonato Carioca em rede nacional?

É inquestionável que os estaduais perderam espaço, em detrimento não apenas do crescimento do Campeonato Brasileiro, mas também dos torneios internacionais que ocorrem em simultâneo, logo no começo do ano. Muitos alegam, e com certa razão, que os times grandes nem deveriam jogar os campeonatos estaduais. Outros defendem mudanças em seus formatos e há até quem milite pela sua extinção. Você consegue encontrar de tudo, mas com certeza que não vai achar ninguém que defenda este tipo de competição da forma em que está. 

O Campeonato Carioca, entretanto, mesmo com todos estes poréns, ainda é o segundo maior estadual do país (não adianta, o Campeonato Paulista, até mesmo pelos times do interior, mais ricos e tradicionais, segue sendo o maior). Muitas emissoras tratariam este produto como um artigo de luxo em suas programações. A TV do bispo Macedo, que há anos está afastada do futebol, poderia muito bem usar deste produto para recriar uma cultura esportiva entre o seu público, inclusive em estados com menor apelo aos times cariocas, como São Paulo, principal mercado consumidor do Brasil. Em outros tempos, inclusive, este seria um troféu, a ser exposto para todos, como um símbolo de vitória contra a Globo (e nesse caso em específico, o SBT). 

Nada disso, porém, foi levado em conta. Por que? O sucesso da novela Gênesis? Pedido da Federação? Favorecimento do pay-per-view? Nada disso. Simplesmente a instituição "campeonato estadual" perdeu força. E não importa se a sua unidade federativa organiza o melhor ou segundo melhor regional do país, simplesmente as pessoas não querem mais ver isso. 

Com certeza existe uma análise de mercado, uma televisão do tamanho da Record não faz as coisa na base da intuição. Existe uma opinião pública que você pode constatar inclusive aqui na internet. Não sou eu que não gosto de estadual, é o fã de futebol, de maneira geral, que acordou para a vida e se deu conta que o mundo de hoje não é mais o mesmo da virada do milênio. E se a vida, de maneira geral, evoluiu, o esporte precisa evoluir junto. O estadual não é retrocesso, como muito se ouve por aí, mas ele com certeza também não é o futuro. E por causa disso seu interesse tende a ser cada vez mais regionalizado. 

Se essa decisão da Record foi acertada, só o futuro dirá. Eu particularmente gostaria de ver as partidas sendo exibidas aqui no estado de São Paulo, mas entendo o que as leva a não serem. No vídeo abaixo você pode ver para quais regiões a Record TV exibirá o principal torneio de clubes do estado do Rio de Janeiro:


EXTRA: Como assistir ao Campeonato Carioca estando fora destas praças?
imagem: Wiki Commons

Infelizmente, isso é algo que eu não posso afirmar, mas no horário do jogo, tente acessar o PlayPlus (a GloboPlay da Record), faça seu cadastro, caso não tenha nenhum e vá até a aba "NO AR". Ali você encontrará vários canais ao vivo, alguns grátis, outros pagos. Procure pela Record do Rio de Janeiro (ou de qualquer outra praça onde o Campeonato for exibido). Não acredito que vá ter algum bloqueio para quem mora fora destes estados.
Há ainda a possibilidade destes jogos passarem na Record News ou no R7.com, portanto, fique atento a estas plataformas também. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário