sábado, 25 de junho de 2011

A Celebração do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

(...) e disse: "Ardetemente desejei comer convosco esta ceia pascal, antes de padecer. Pois eu vos digo que não mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus". Então pegou o cálice, deu graças e disse: "Recebei este cálice fazei passar entre vós, pois eu vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus". A seguir, tomou o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: "Isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim". Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: "Este cálice é a aliança no meu sangue, que é derramado por vós. (...)" 
Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Lucas, capítulo 22, versículos de 15 a 20, retirados da "Bíblia Sagrada, tradução da CNBB- Oitava Edição (Editora Canção Nova)" 



Com essas palavras, Jesus instituiu aquilo que o cristão tem como mais sagrado: A Santa Eucaristia, que é seu próprio corpo e sangue no pão e no vinho.
E tamanho sacramento tem um dia para ser lembrado e para se aproximar de todas as comunidades de todo o mundo: Esse feriado é o que foi comemorado nessa última quinta feira, conhecido como Corpus Christi (Corpo de Cristo, em latim).
Nesse dia, a hóstia consagrada sai em procissão pelas ruas das cidades, em tapetes coloridos feitos pelos fiéis dos mais diversos modos.

Tapete Central e altar para a missa campal de Corpus Christi em Itápolis-SP (minha cidade)



Matéria exibida pelo Tem Notícias de Bauru, da TV Tem que cobre a região da minha cidade

Reportagem exibida pela Rede Vanguarda, onde mostra inclusive os tapetes feitos na cidade de Aparecida


Essa festa teve início com um milagre que aconteceu na cidade de Bolsena, na Itália, quando o padre, ao fazer a consagração, viu que havia pingado sangue no corporal do altar. Admirado, levou este corporal ao papa Urbano IV, que também impressionado ordenou que se dedicasse uma festa anual para o Corpo e para o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse corporal está até hoje exposto para visitação.

Mas os milagres eucarísticos não pararam por aí: Houveram ainda mais três grandes milagres relacionados à Santa Eucaristia.




O Milagre de Lanciano aconteceu no século VIII: o padre celebrante rezava a consagração sem crer, e a hóstia transformou-se em carne, e o vinho, em sangue. Estudos científicos comprovam que a carne trata-se de um tecido mumificado do miocárdio (músculo do coração), e o sangue, coagulado, parece ter coagulado a cerca de 1 hora, sempre.


O Milagre de Santarém aconteceu quando uma mulher procurou uma bruxa para fazer um feitiço, e a bruxa disse que, na magia, iria necessitar de uma hóstia consagrada. A mulher, fazendo-se de doente, fez o padre dar-lhe a comunhão em leito e, no momento de comungar, escondeu, despercebidamente a hóstia no véu (mulher usava naquela época). A hóstia começou a sangrar no meio do véu, e o sangue começou a escorrer dele.

O Milagre de Siena: Arrombaram uma Igreja, e roubaram o tabernáculo e os cibórios (pois eram de ouro), e jogaram as hóstias num canto. Os fiéis recolheram as hóstias e as fecharam num novo cibório, em ato de desagravo, e não mexeram mais. Passados cerca de 50 anos, abriram o tal cibórios, e as hóstias estavam intactas, e assim permanecem até hoje, a cerca de mais de 300 anos depois (o tempo vida de uma hóstia é de 20 a 30 dias).


Ainda há relatos que o Padre Cícero, muito venerado pelo povo nordestino, também protagonizou milagres eucarísticos, quando por aproximadamente dois anos uma freira que comungava das mãos do padre tinha a hóstia transformada em sangue na sua boca. Mas quanto à essa história há muita controvésia. Uns acreditam fervorosamente que sim, a hóstia se transformou em sangue, outros já consideram que não passa de pura enganação (e essa é a visão da Igreja), então desconsideremos ele por enquanto.


Mas apenas uma pergunta final: Depois de ter lido isso, saber que até hoje estão expostos tais milagres, dá para duvidar da real presença de Nosso Senhor na Eucaristia?














Colaboração: Jeferson Lopes

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Copa Santander Libertadores 2011- O Campeão


Que esse time do Santos marcou história como talvez o melhor time da história do futebol, isso não se pode negar. Praticamente meio século depois, o Santos achou um time que talvez possa fazer frente a esse da década de 60: O time desse começo de década. Time já campeão da Copa Do Brasil, Campeonato Paulista (duas vezes). Nesta última quarta feira esse time esse time que eu posso considerar espetacular conseguiu algo que eu acho que oito em dez santistas jamais viram o time ganhar: A Taça Libertadores da América. 
Agora, no meu palmeirense olhar, digo que em dezembro o Santos tem potencial para bater de frente com o Barcelona, caso estes cheguem na final do Mundial de Clubes. Basta ter cabeça e saber segurar suas estrelas principais, o que eu acho que vai ser possível sim... pelo menos até o final do ano, a partir daí eu julgo que fica praticamente impossível, não só para o Santos como para qualquer time brasileiro que fosse. Mas o futuro, que fique para que seus dirigentes resolvam. Postagem mais curta essa, apenas para que não se passe batida mais essa conquista não só do Santos, mas também de todo o futebol brasileiro. 
Termino a postagem com meus parabéns à equipe do Santos Futebol Clube, e deixo para vocês ainda os gols da partida, caso ainda não viram, a entrega da Taça e de quebra o hino da Copa Santander Libertadores. 




<a href="http://msn.foxsports.com/fse/video?vid=dabdaa56-3753-463f-83ce-c7d462570e27" target="_new" title="">Santos 2 - Peñarol 1</a>



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Copa Kia do Brasil 2011

Copa Kia do Brasil: O caminho mais fácil para a Copa Santander Libertadores... E esse atalho foi pego pelo Clube de Regatas Vasco da Gama!!!

Como já especifiquei tanto aqui no blog, como no Twitter, como também para quem eu pego para discutir futebol: O Vasco é grande, e está se comportando como time pequeno faz alguns anos. E não só ele, o meu Palmeiras também (Palmeiras que aliás, vejo que vai ver eu falar de todos os times e ele não faz nada de grandioso para merecer estar aqui). Mas não estou aqui para criticar o Palmeiras, mas sim para parabenizar o Trem-Bala da Colina. Vamos voltando: Um time com o tamanho e a história do Vasco, ficar tantos anos sem nenhum título importante é tirar com a cara do torcedor... O último título grande do time foi o Carioca de 2003.
E sinceramente eu acho que a Libertadores seja a porta para o Vasco voltar a ser grande. Se der sorte e for bem no torneio continental (não precisa nem ganhar, apenas ir bem), motivação e capacidade pra voltar a brilhar no Brasileiro não via faltar. Talvez seja uma motivação a mais que esteja faltando para o Vasco.
E quanto ao título, também todos os méritos ao Vasco. O Coritiba era uma surpresa tamanha na competição. Principalmente após aquela goleada de 6 a 0 contra o Palmeiras.. O Coritiba também está de Parabéns.
Para encerrar a postagem, primeiramente quero desejar uma grande temporada ao Vasco, e de novo parabenizá-lo pelo título.
para finalizar com a postagem, só vou pôr uma charge que achei bonitinha hje, publicada no Charges.com.br e o final do jogo de ontem, na Rede Globo.




                                     

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Copa Santander Libertadores 2011- As Finais



<a href="http://msn.foxsports.com/fse/video?vid=2c2db906-f864-4a61-829c-86ba2134a2b8" target="_new" title="">Cerro Porteño 3 - Santos 3</a>

Chega á final mais uma edição da Copa Santander Libertadores, a sétima seguida disputada por pelo menos um brasileiro. Foram três títulos em seis anos pro Brasil, isso não é perfeito, mas já está maravilhoso (ainda mais se levarmos em conta que nesse mesmo tempo a Argentina conseguiu só 2- de duas que disputou vencendo brasileiros na final, mas mesmo assim temos mais).
Mas não estou aqui para comentar causas históricas, mas sim para falar do agora, da nossa situação na Libertadores: Está muito fácil pro Brasil levantar mais um caneco... sou palmeirense, sinceramente não gosto do Santos, mas não tem como falar que o Santos não tem time pra título. O Santos é sem dúvida o melhor time do Brasil e inúmeras vezes superior ao Peñarol.
Não que o Peñarol seja um time ruim, totalmente pelo contrário. É um time excepcional, eu vi partes de seu jogo ontem, dá para se impor contra os brasileiros. Mas apesar de ser bom, quase perdeu a vaga pro Velez, se não fosse o penaltie perdido por Santiago Silva... Pra quem não viu o jogo de ontem, no vídeo abaixo tem alguns dos melhores momentos do jogo. Os uruguaios perderam por 2 a 1, mas se classificaram por terem ganho o primeiro jogo por 1 a 0. As imagens são da FOX Deportes e a narração de Mariano Closs (locutor argentino)



<a href="http://msn.foxsports.com/fse/video?vid=8a942280-2931-4373-a569-8a9c38fbd0c4" target="_new" title="">Vélez Sarsfield 2 - Peñarol 1</a>


Mas essa final, e talvez eventualmente esse título sirvam também para apagar aquela trágica noite de quatro de maio, em que todos os outros times brasileiros (Grêmio, Fluminense, Internacional e Cruzeiro) foram eliminados da Libertadores. Tudo numa única noite, nas oitavas de final. Apenas o peixe, que se classificou meio que nas coxas, com uma camapanha na fase grupos em que era praticamente impossível que ele passasse, considerando o começo de seu campeonato (2 empates no começo, 1 derrota e fechou com 3 vitórias).
Pra não saírem dizendo que eu sou parcial, vou citar a tragédia do Corínthians na pré-Libertadores, que foi eliminado por um tal de Tolima perdendo de 2 a 0 na Colômbia (Façam de conta que eu não estou rindo e continuem lendo a postagem).

Bom, mas independente de como for, é obrigação de todas as outras torcidas considerarem o Santos o Brasil, e que no dia 22 de junho o Santos volte com o 15º título brasileiro em Libertadores.
E no dia 23, o assunto aqui no blog é Libertadores de novo, e se Deus quiser, ano que vem eu venho anunciando o Palmeiras ao menos na final!!!