Essa imagem é a que originalmente está exposta na Basílica de Nuestra Señora de Guadalupe, a Basílica Nova, na Cidade do México.
O índio Juan Diego, que teve a visão de Nossa Senhora
Nessa aparição, Nossa Senhora pedia para que Juan Diego fosse até a cidade para pedir ao atual bispo, Dom Juan de Zumarraga, que construísse um templo em honra a NS no lugar de sua aparição.
Obedecendo ao pedido da Santa, ele foi falar com o bispo, que negou o pedido, dizendo que não tinha provas pra acreditar no que estava ouvindo.
Voltando para o lugar onde havia visto a aparição, ele contou tudo q o Bispo lhe havia dito e ela simplesmente disse para q ele voltasse de novo ao bispo e contasse a história com mais detalhes, para q ele então acreditasse.
No outro dia volta o índio falar com o bispo, q dessa vez o dispensou, também não acreditando na história, mas apenas para desencargo de consciência, mandou alguns homens atrás do índio pra ver onde ele ia e se era verdade q ele via a tal santa. Os capangas do clérigo simplesmente perderam-no de vista e voltaram ao bispo pra negar as aparições. Enquanto isso, o índio contava a santa o q havia acontecido e pediu pra q ele voltasse no outro dia.
No amanhecer do dia seguinte, o tio de Juan, da qual ele era muito apegado, por ser um de seus únicos parentes a viver com ele, acordou muito doente, a ponto de após o diagnóstico do curandeiro da tribo, ele ouvir q este tinha pouco tempo de vida.
Inconformado com isso, Juan foi procurar a Nossa Senhora pra q lhe dizer q o tio estava mal e estava com medo de ficar sozinho. Nessa conversa q foi dita a frase que está na fachada da Basílica nova: "No estoy yo aqui que soy tu Madre?" , que em português ficaria: "Não estou eu aqui, que sou sua mãe?", para consolá-lo. Em seguida deu a notícia que seu tio estava curado graças a ela.
Mas antes mesmo de ele voltar em casa, a Virgem lhe disse para q subisse um morro para colher umas rosas a ela. Ele, estranhando, disse q era inverno, e não era tempo de rosas. Ela então disse para subir lá que haveriam as rosas sim.
Chegando lá os guardas nem o deixaram entrar, pois disseram q comprovaram sua farsa o seguindo depois da ultima vez q estivera lá. Vendo as rosas de Juan Diego não se conformaram e deixaram q ele entrasse falar com Zumarraga.
O bispo então pediu para ver as rosas. No que ele abriu sua tilma, milagrosamente foi se estampando a imagem de uma mulher muito linda, depois afirmada pelo índio ser o retrato de Maria como aparecia a ele (a primeira imagem desse post). Ao ver a imagem na tilma, o padre e os demais presentes caíram de joelhos e finalmente acreditaram nas palavras de Juan e aceitaram a aparição de Maria Santíssima como verídica. Isso aconteceu em 12 de dezembro de 1531.
A imagem original hoje, no seu altar
Nossa Senhora de Guadalupe foi coroada em 1875, durante o Pontificado de Leão XIII, e declarada ‘Padroeira de toda a América’ pelo papa Pio XII a 12 de outubro de 1945. O início construção de seu primeiro templo deu-se por volta 1531, pelo próprio Zumarraga e teve fim em 1709.
Panorama da Antiga e Nova Basílica, respectivamente
Nossa Senhora de Guadalupe, Rogai por Nós!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário