terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 - A crítica final


Encerraram-se na madrugada deste domingo para segunda os XVI Juegos Panamericanos, com uma festa muito bonita no estádio Omnilife, em Guadalajara. Uma festa com muita música, a reunião dos atletas e das nações e tudo mais que o espírito Olímpico nos deve representar, assim como também foi feito durante a Cerimônia de Abertura, com a maior diferença que no dia 14, foi feito o ato de maior alegria de qualquer evento desse tipo, o de acender a pira, e o desse dia 30 (ou 31, dependendo do fuso), o mais triste, que é vê-la ser apagada. Agora, outra festa como essa, só em 2015, na cidade de Toronto, no Canadá. 

Torçamos para que daqui quatro anos, o Brasil possa ser melhor do que esse, que havemos de convir, foi um ano maravilhoso para o esporte brasileiro, superou todas as expectativas para o Pan, com suas quase 50 medalhas (48 para ser mais exato) e o terceiro lugar na classificação geral, estando atrás apenas dos Estados Unidos (mas com eles não se compete) e de Cuba, escolas esportivas tradicionalíssimas do esporte. Veja abaixo o "medallero" com todos os países que subiram ao pódio pelo menos uma vez:


Apenas fiquei chateado por que o Brasil ficou desde os primeiros dias na segunda posição, na sexta, dois dias antes do encerramento dos jogos, Cuba conseguiu passar, porém isso não tira mérito nosso, pois não ficamos atrás de qualquer país, ficamos atrás da segunda maior potência do continente.
Mas apesar de o Brasil ter ido muito bem, muitas medalha de ouro escaparam na bobeira, como é o caso das medalhas que podiam ter vindo com os campeões mundiais, como Douglas Brose do caratê, Fabiana Mürer do salto com vara... além também das nossas estrelas que deram uma certa "apagada" na competição, como é o caso da da ginasta Daniele Hipólito (ainda na ginástica artística, a ausência de Jade Barbosa, contundida, pode nos ter custado medalhas douradas), e da nossa seleção de futebol masculino, que ao contrário do futebol feminino, que as meninas não conseguiram o ouro, mas trouxeram uma prata sendo derrotadas nos penalties, mas jogando pra honrar a camisa, eles sequer passaram da primeira fase, mostrando tudo, menos o futebol tipicamente brasileiro em Guadalajara. E assim foi com mais alguns esportes, que vocês puderam acompanhar. 
Porém não vamos apenas nos lamentar, tiveram muitos momentos grandiosos também, como o ouro conquistado pelo jogador de ping-pong Hugo Hoyama, até então maior medalhista brasileiro em Pans, pouco depois superado por Thiago Pereira, que também nos trouxe vários ouros (a natação brasileira no seu geral nos orgulhou, rendendo 10 ouros), a carateca Lucélia Ribeiro, que conseguiu a marca histórica de quatro ouros em quatro Pans consecutivos, coisa que atleta brasileiro nenhum mais conseguiu, também nosso primeiro ouro no levantamento de peso, a vitória memorável do vôlei de quadra feminino sobre Cuba no Tie Brake (seleção que teve a ausência de Jaqueline, naquela batida de cabeça que quase aleijou a moça ainda na primeira fase) e claro, talvez o maior exemplo de patriotismo e força de vontade, representado por Maurine ao continuar defendendo a seleção de futebol, na mesma semana em que o pai vem a falecer no Brasil.
E além das medalhas, ainda conquistamos o direito de levar mais de 100 atletas para as Olimpíadas de Londres do ano que vem durante Jogos, apenas para constar.
Enfim, esse Pan deixou muitas marcas e lições para o esporte brasileiro, mas a principal é a que podemos ser uma potência. Acabamos afrente do Canadá, que sempre dava lavada na gente, e só fomos inferiores à 2007, quando jogávamos em casa. Se muitos atletas amadores se espelharem em atletas como Solonei Rocha, o vencedor da maratona, por exemplo, que proporcionou uma cena que fez muitos brasileiros chorarem em casa de emoção na cerimônia de encerramento, era catador de materiais recicláveis na sua cidade no interior de SP (Anápoles), profissão na qual as pessoas normalmente não enxergam futuro nenhum, vai se imaginar então que um dia fossem protagonistas de uma cena como essa, de medalhista de ouro da mais nobre de todas as provas olímpicas e pan-americanas, sendo premiado diante de 45 mil pessoas, e que graças a ele, é tocado nosso Hino Nacional numa festa que estava sendo destaque no mundo todo.
O Brasil é uma país continental, tem gente talentosa o suficiente, só não é uma potência porque não quer. Se atletas não morressem de fome vivendo como atletas no Brasil, poderíamos ser pelo menos uma Cuba no esporte.

E apenas para "concluir" minha primeira postagem sobre os Jogos, vamos à crítica final da transmissão:


Confesso que Portal Terra.com.br me pegou de surpresa, por isso nem o citei no post passado, e dele não tenho nada do que reclamar. O Portal abriu brecha para praticamente todos os esportes, com transmissões exclusivas e ao vivo que a televisão não teria disponibilidade para transmitir, inclusive dos esportes que o Brasil jamais ouve falar. Montou uma estrutura grandiosa para transmissão, tendo em vista ser "apenas" uma empresa de internet. Só achei meio que falha algumas transmissões em que a qualidade de vídeo não era muito boa, embaçada até na sua qualidade máxima, porém, por estas não serem imagens da geração oficial, acabam se tornando "boas", por serem próprias e independentemente feradas pelo Terra, que não tem a mesma estrutura e equipamentos que uma emissora teria para fazer o mesmo serviço.
E um lembrete: O Terra detém detém os direitos de transmissão das Olimpíadas de Londres!!! Quem gosta de esportes inusitados, já sabe que terá onde assistir!!!


Já quanto á esta, a gigante, dona de exclusividade no Brasil, também não há muito do que reclamar. A Record fez uma ótima cobertura, transmitindo os jogos o tarde toda e parte da noite, quase inteira também. Porém, na Record faltou um pouco de diversidade. Dá até para se dizer que a Record transmitiu apenas futebol, vôlei, ginástica, natação, atletismo e judô, pois era disso que basicamente consistia sua cobertura. Claro que transmitia outras modalidades, mas muito pouco, se comparado a essas que citei.
Ficou com o filé, as modalidades que o Brasil já conhece e tinha medalha praticamente garantida. Mas, o que não se pode dizer é que ela desmereceu o Pan no seu geral. Mas, por ser uma máquina de audiência, precisava mesmo de apenas o filé, e dava uma folga nos finais de semana, já que o Pan não daria 1/3 do IBOPE que seus programas dominicais e O Melhor do Brasil dão, e com o evento seria esmagada pela concorrência fortíssima desse período.
E a palhaçada maior da Rede Record foi: A novela que ela estava fazendo por causa da Globo, quando esta passou um trecho da natação e da cerimônia de abertura sem o logotipo da emissora paulista
 e o drama que fez depois por que a concorrente não passava mais cena nenhuma. Quanto ao "primeiro capítulo", a Record não está errada de reclamar, é o direito dela, estava no contrato, o que tornou o caso ridículo é ter levado uma causa dessa a público, exibindo uma matéria no seu principal telejornal, fazendo várias reportagens no seu portal na internet, submetendo bloggeiros e comentaristas e repetirem isso, e etc. Já quanto ao "segundo episódio, o que a Record tem a ver se a Globo transmite ou não as cenas do Pan? Cada um com seus problemas, se fosse a TV Cultura ou a Bandeirantes que fizesse a mesma coisa, ela não ia reclamar a público de um A sequer...
E além da briga com a Globo, ainda mostrou explicitamente suas picuinhas com a CBF, quando o Romário e as matérias da TV e R7 ficavam falando que Ricardo Teixeira mandou uma seleção fraca por que eles iam transmitir os jogos e a Globo não... 
Mas saindo um pouco da Record, a transmissão da Record News, essa sim, no meu ver, foi infinitamente melhor que a da Record. Apesar dela não ter os narradores e comentaristas de elite, nem pego pra exibir os eventos top, conseguiu fazer uma cobertura ótima, digna de Olimpíada. Ficava praticamente 24 horas falando do evento, quase todo tipo de modalidade exibia, nem que fossem reprises ou flashes, ao contrário da sua "mãe rica".
E o exemplo maior de que a Record News entrou no verdadeiro espírito do Pan é que foi diagnosticado um câncer de laringe no Lula e Khadafi foi assassinado, e ela não ficou com seu sensacionalismo tradicional nesses mega acontecimentos (Todo o sensacionalismo estava no Pan). 
E para complementar, o Portal R7 dava as notícias de última hora, e as informações a mais que a TV não dava conta. A transmissão online não era tão completa como a transmissão do Portal Terra, pois apenas transmitia em simultâneo com a Record ou a Record News (raros os casos que fez transmissão própria, mas pode-se arredondar isso para nada), porém foi um dos pontos essenciais da cobertura do Grupo Record, sem dúvida.

Porém, o Pan foi só o teste final, ano que vem, veremos esse slogam que a Record tanto se orgulha de repetir na prática:




Sim, ano que vem teremos o evento máximo do Esporte, os Jogos Olímpicos, a serem realizados em Londres, evento exclusivo da Rede Record em TV aberta (SporTV tem a sublicenciação para TV fechada), que provavelmente seguirá o mesmo esquema de transmissão do Pan: Muitas horas por dia, o logo da Record gigante com as argolas olímpicas no canto superior do vídeo, porém, gracinhas da Record a parte, tudo indica que será uma transmissão boa... Já há certa cobertura olímpica, tanto na TV, com seus "Minutos Olímpicos" e principalmente no Portal R7. Que realmente seja tão boa como está sendo prometida, por que Olimpíadas são Olimpíadas, elas que provarão a capacidade e grandeza da Record. E caso falhe, pobres de nós telespectadores, que ainda teremos a Record até 2019 (Pelo menos em 2016 "ainda" há Globo e Band)...  

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

XVI Juegos Panamericanos - Guadalajara 2011

Começa hoje a maior festa do esporte em todas as Américas: Os Jogos Pan-Americanos, que esse ano serão realizados em Guadalajara, no México, e vão até o final desse mês.
Um tipo de competição que de uns tempo pra cá, em especial depois da edição dos jogos no Rio de janeiro, vem atraindo bastante o interesse dos brasileiros (antes de 2007 eu não tinha nem noção de o que eram esses tais Pan-Americanos, por exemplo), que hoje têm a curiosidade de assistir, muitos vão até o México comparecer nas arenas e estádios, outros têm o interesse até de participar como atleta e já vão treinando desde já, etc. Tudo isso acaba sendo muito bom para o esporte brasileiro, que aliás, precisa tomar um sacode pra acordar em certos esportes sem incentivo, para que não faça feio daqui a 5 anos, em casa...

Esportes desconhecidos como badminton (tênis com peteca), hóquei na grama (já que não temos neve...), pelota basca (pelo nome parece bocha, mas não é), squash (que apesar do nome, não tem nada a ver com água), softbol (baseball de moça), rúgby (que a maioria das pessoas acha que é futebol americano), caratê (eu pratico e sei como é desconhecido), dentre muitos outros que são estranhos até pra mim, estarão sendo disputados no Pan, e vocês ficarão conhecendo, ou relembrarão, durante esses dias que seguem. Alguns desses esportes, inclusive, que eu me lembro que o Brasil tomou um pipoco no último Pan (nas Olimpíadas então nem se fala), e não é muita gente faz algo para que isso se reverta.
Além desses, tem também os conhecidos, que o Brasil não é aquele espetáculo todo, como basquete (está crescendo- de novo-, mas ainda está meio apagado), esgrima, levantamento de peso, futebol masculino, triatlo e pentatlo, esqui aquático (passatempo, não esporte, de ricos brasileiros aos finais de semana), boliche, e outros mais, que nem compensam ser muito citados aqui, pois, vocês também verão nesse término de outubro.  
Mas claro, não crucifiquemos as nossas delegações, lembremo-nos que ainda existem esportes em que nós, brasileiros, ainda mandamos, como vôlei, tanto o de praia como o de quadra, o futebol feminino (rivalizamos com os EUA, mas não deixamos de ser potência), ping-pong (pra mim é assim que se chama, foi assim que eu aprendi), judô, natação e mais alguns esportes de água, ginástica artística, que ainda temos grandes estrelas (ficando velhas, mas temos), dentre outros esportes ainda.
Os esportes são muitos, citei uns par, mas ainda não é nem metade... pra quem não tem o que fazer o dia todo, o que não interessa se é meu caso ou não, é um passatempo e tanto, para ver pela televisão, mais precisamente pelo Grupo Record de Comunicação.

  

Sim, apenas na Record e sua emissora reserva, a Record News... nem por nenhum canal por assinatura, como os já tradicionais SporTV e ESPN Brasil, que sempre transmitem grandes eventos esportivos.
Mas há alguma coisa de errado nisso? Pelo meu ponto de vista, pelo lado do consumidor, uma catástrofe, pois ele fica dependente de um único estilo de transmissão, com os mesmos narradores, mesmos comentaristas, mesmos ângulos, mesmo tudo, ainda que em canais diferentes (houve conversas com canais fechados, mas não conseguiu-se fechar acordo nenhum). O lado bom, é que se a Record souber administrar bem os horários dos esportes, dá toda a opção de escolha para o telespectador, exibindo dois eventos, um em cada emissora, o que se fosse Globo e Band juntas, por exemplo, talvez não aconteceria. E analisando as grades de programação da Record e da Record News, esta segunda sim honra o que tem nas mãos, fazendo uma transmissão excelente. Já a Record não deslocou praticamente programa nenhum para exibir os jogos, nem os de menor audiência, ou que de longe se nota que é melhor o Pan (Tudo a Ver, por exemplo). Assim sendo, é quase improvável que ele simultaniem a mesma atração. 
Porém, por outro lado, ainda tem a postura ética da Record: Diante dessa "palhaçada" que ela está fazendo com o telespectador brasileiro, como ela ainda vai querer falar que a Rede Globo monopoliza isso ou aquilo, como tem costume? A vilã da história, nesse caso, não é a Globo, quem optou por direitos de exclusividade (de todos os eventos de ciclo Olímpico até 2015 - As Olimpíadas de 2016 já não são exclusivas) foi a "adepta da democracia na TV Brasileira". Julgando pelo lado econômico e pessoal da Rede Record, como de qualquer outra emissora que fosse, isso é perfeito. Pagou um pouco mais caro, mas tem todos os patrocinadores só pra ela, toda a audiência só pra ela, mas não queira depois se dar de santa diante a "guerra da audiência" depois.


E não descartemos a transmissão online que também será feita, pelo Portal r7.com, que inclusive, tem já uma página dedicada aos Jogos que desde o começo do ano, está fazendo uma cobertura grandiosa, tanto do evento como da cultura local mexicana (só não fala do Chaves, maior símbolo do México, mas de resto, até de Aztecas eles falam) e exibirá ao vivo o torneio também.
Não sei falar se a transmissão vai ser própria ou simultânea com a TV (ou quem sabe até os 2, enquanto a TV não passa nada, o site passa, e enquanto a TV passa, ele repassa online), mas se fizer jus à cobertura que está dando, não será um mau investimento ficar na frente do PC. Só não sei também se pela internet, a Record detém exclusividade, ou se pelo Portal Oficial dos XVI Juegos Pan-Americanos você, brasileiro, poderá assistir também, pois ele também exibirá tudo "en vivo".

Mas claro, se você estiver aí no México, no seu quarto de hotel e o ingresso na gaveta, ignore tudo isso que estava a dizer sobre a transmissão, e curta seus jogos ao vivo das quadras e estádios (ou pela Televisa), se está no Brasil, fica a dica da TV, se está em qualquer outro país, se informe sobre quem transmitirá, mas o importante é não deixar de torcer pelo Brasil, em busca de medalhas e dos lugares mais altos dos pódiuns!!! 
Começa hoje, às 22:00h (de Brasília)!!!



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil


"Os melhores pratos ao Dom Pedro de Almeida, Conde de Assumar"
"Mande que todos os serviçais, escravos e não, busquem a maior variedade de peixes que esse rio pode oferecer"
-//-
"Senhor, não há de ter muitos peixes nessa época, jamais conseguiremos trazer peixes aos montes"
"Preciso de peixes, é o que de mais nobre temos para oferecer à corte"
-//-
"Domingos, muitos estão desistindo, e é o que aparentemente devíamos fazer, estamos já a muito tempo nesse rio sem nenhum peixe"
"Filipe, ou tentamos, ou não sabemos se poderemos pescar de novo, um conde é um conde e não sabemos como seremos punidos por voltar de mãos vazias" 
"Joguemos então mais uma vez aqui e tentaremos em outro lugar então"

blub blub blub

"Peguei algo, peguei algo, me ajudem a puxar"
"João, sua pesca é apenas o corpo de uma estátua, nem para vender serve, pois está sem a cabeça"
"Deixe-o aí, talvez dê sorte, e vamos mais adiante atrás de peixes"

blub blub blub

"Disse que daria sorte, tem algo na rede"
"É outro pedaço de estátua, e parece que encaixa na primeira que você pegou João"

clack

"E são mesmo pedaços da mesma imagem, e é uma santa"
"Nossa Senhora da Conceição, igual a que tem na vila, mas aquela está colorida"
"Uma Nossa Senhora da Conceição, "Aparecida" para nós do rio, que seja um bom sinal"
"E foi mesmo, vamos ter que voltar à margem, se não quisermos que o barco afunde pelo peso dos pescados"

Assim começou, lá em 1717, uma devoção que alcançaria níveis exorbitantes, o Brasil se prostou diante da Santíssima Mãe de Deus Aparecida do Rio Paraíba do Sul. Uma devoção que começou regionalizada, apenas entre os vizinhos de Filipe Pedroso, um dos pescadores, e foi ganhando cada vez mais fiéis, desde escravos até a alta corte imperial brasileira, com Dom Pedro I, seu filho D. Pedro II e a Princesa Isabel de Bourbon (da qual ganhou a imagem ganhou sua coroa e seu primeiro manto, como forma de agradecimento de graça).
Santa Rainha e Padroeira do Brasil canônico e legalmente, símbolo incontestável do Brasil (costumo dizer que ela é o quarto símbolo nacional, assim sendo: Bandeira, Brasão, Selo, NSA e por fim o futebol) e marco maior da fé do Brasileiro. Claro, há muitos outros títulos de Nossa Senhor muito bem lembrados no Brasil, mas sem dúvida, nenhum se equivale ao da "Cidinha".
Sua festa no dia de hoje, celebrada em praticamente todas as cidades do Brasil (acho difícil alguma cidade que não tenha pelo menos uma igrejinha dedicada a Nossa Senhora Aparecida), em cada lugar de sua forma específica, mas em todas o mesmo fervor por nossa santinha.
Claro, a principal festa à Padroeira acontece na "sua cidade", Aparecida (vulga Aparecida do Norte, para os mais antigos), interior de São Paulo, no Vale do Paraíba (indo para o RJ), em que mais de 150 mil fiéis são esperados todos os anos, no Maior Santuário Mariano do Mundo. Santuário que aliás, acho que todo mundo conhece, pelo menos pela televisão... É difícil achar algum católico fervoroso, pelo menos aqui na minha cidade, que nunca tenha visitado a Casa da Mãe Aparecida pelo menos uma vez na vida, e mais difícil ainda, o que não conhece não deseja um dia conhecer.
Há muito o que explicar dessa devoção, com termos mais técnicos e fatos históricos, mas ao invés disso, recomendo a todos que sintam essa devoção. Participe das celebrações em sua comunidade, honre a Rainha do Nosso País... caso ainda você não possa participar por motivos maiores, a TV Aparecida terá uma cobertura gigantesca das comemorações no Santuário Nacional, transmitindo tudo ao vivo, inclusive pela internet  , e além, é claro, de toda a cobertura exclusiva que será feito pelo Portal A12 durante todo o dia. Mas lembre-se, se você não puder participar de nada presencialmente, pois o principal da festa ainda é a Santa Eucaristia que você receberá.

Fiquem todos na graça de Deus e com as Bençãos da Mãe Aparecida.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rock in Rio 2011

 


Sim, o maior evento musical do mundo voltou ao seu berço, esse ano, Rock in Rio vai ser no Rio!!! E já começam amanhã os shows, pra quem gosta de música, de todo tipo, terá um motivo para o por que de só ter ido trabalhar no período da tarde (Só não sei se algum patrão aceitará esse tipo de motivo)!!!





Digo todo tipo de música, por que ao que parece, esse Rock in Rio tá indo na contramão do rock, não sei se os anteriores também foram assim, mas pôr Ivete Sangalo e Claudia Leite pra tocar num evento desses, é tirar com a cara de qualquer metaleiro... Até eu, que não sou roqueiro nem nada parecido, achei um absurdo uma notícia dessas... E pra acabar de matar o evento, ainda tem Cidade Negra, Martinho da Vila, Emicida, Ed Motta e NX0... Agradeçamos que Justin Bieber marcou o show em outubro, por que senão colocariam esse muleque (?) pra tocar no festival também, e principalmente, que ninguém quis chamar o Restart!!! Realmente é triste essa decadência do festival, que já foi tão imponente...
Mas vocês aí do outro lado que me conhecem, devem estar se perguntado por que estou falando do Rock in Rio, se como já disse, não sou rockeiro, nem popista e nem pagodeiro, tampouco estou aí para música, não é? Pois então, estou me perguntando a mesma coisa, já que não vou no evento, e acho que pouco o assistirei também...
Na verdade, estou comentando por que sei de tal grandiosidade que o evento terá para o Brasil, pois querendo ou não, é um evento mundial, todos conhecem e todos tem interesse de ir ao Rock in Rio, o que sim dá muito lucro não só ao Rio, mas ao Brasil também!!! Foi inclusive construído um super centro de eventos, chamado "Cidade do Rock", só para abrigar o evento (no final da postagem tem um vídeo dessa Cidade do Rock, para vocês terem uma noção da magnitude do evento), um lugar que pelas fotos parece estar muito bonito. Só não entendo como uma coisa dessas não atrasa como os estádios da Copa do Mundo, e também não sei se foi feito com dinheiro público, mas uma coisa é quase certa: Em novembro isso vai ser um elefante branco enorme na Barra da Tijuca, pois não terá tanto show gigante num lugar só da capital fluminense. A menos que este seja reformulado e vire um clube ou coisa parecida, vai ser muito dinheiro jogado fora, e isso vai acabar sendo o mais difícil de recuperar. Mas quanto ao resto, comércio, turismo, e outras coisas a mais, vão estourar nesses dias de show.
Mas claro, levemos em consideração que você, como eu, é pobre não tem condição de ir até à Cidade Maravilhosa ver os shows, temos a TV e a Internet!!!





 Opções de mídia para que possamos ver o Rock in Rio da nossa casa não vão faltar. 



Como já podemos ter uma ideia pelas imagens, ninguém vai poder reclamar que não viu tal show, por que imprensa lá é o que não vai faltar. Pra começar pela internet, que a Globo Ponto Com transmitirá todo o evento do Palco Mundo ao vivo e ainda tem uma sessão dedicada à festa no G1, onde terão vídeos dos shows, reportagens, matérias e tudo mais. Isso, claro, no território de domínio das Organizações Globo, o Brasil. Mas para o internauta gringo, haverá uma opção também: O YouTube, que fará um esquema parecido com a do Globo.com.
Já pela televisão, a Rede Globo transmite compactos e ao vivos nas madrugadas dos dias do evento (pra você que não estuda, não trabalha, não tem namorada/esposa e não faz nada de madrugada, é um passatempo e tanto), enquanto o Multishow  transmitirá isso a torto e direito durante todos os dias, por uma semana (Globo monopoliza o Rock in Rio também). E como última opção, caso não tenha gostado de nenhuma dessas e tenha uns trocados sobrando, ao que tudo indica, a Sky abrirá um canal exclusivamente para os shows.
Assim sendo, da sua casa, do Cidade do Rock, a partir de amanhã o mundo será puro Rock'n Roll!!! 



  
                                       (Como Prometido)

sábado, 17 de setembro de 2011

UEFA Champions League - Transmissão

Foi-se noticiado esses dias sobre os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa terem sido renovados pela Rede Globo por mais um triênio (2012-2013, 2013-2014, 2014-2015), sendo que já os tinha desde a temporada 2009-2010.
Mas diga uma coisa, o que você viu da Champions na Globo durante esse período? A vinheta da Champions antes das reportagens no Globo Esporte, uma versão do hino sendo tocada solenemente no dia da final (isso, sinceramente, dá até vontade de chorar ao ver, de tão lindo eu acho), e dois ou três jogos por temporada na fase final, onde só tem os times gigantes. Na minha opinião, isso nada mais é do que um grande descaso com o campeonato e com o futebol europeu no geral. Pelo menos, para que não seja descaso com o telespectador também, o melhor futebol do mundo é sub-licenciado com a TV Bandeirantes, que transmite os jogos em TV aberta as quartas feiras.
 Numa coisa, porém, acho que todos vão concordar comigo, que essa palhaçada que a Globo faz com a Champions, provavelmente gera muito mais dinheiro que se a Band fosse detentora dos direitos. Eu não tenho certeza sobre o valor dos direitos de imagem da Liga, nem do valor que a emissora carioca cobra pra divulgar as marcas, então não darei certezas de valores e nem se isso que vou escrever é isso mesmo, mas a visibilidade que o Globo Esporte dá para a vinheta e os lances do campeonato, devem valer muito mais do que se fossem exibidos em qualquer outra emissora do Brasil (e talvez até da América Latina toda), mesmo sem ser "um oferecimento de Heineken".
Porém, não vamos dizer que a Globo no seu geral ignora os jogos. O GloboEsporte.com transmite os jogos da quarta-feira, com narração e comentários particular deste (uma narração bem inusitada, aliás). E além das transmissões, a cobertura do campeonato pelo site também é bastante completa, tendo em vista que a prioridade dele aparenta ser cobrir o futebol nacional. Lá tem muitos vídeos exclusivos de lances, gols, estádios... E o site acaba sendo o "argumento" da Globo pra não demonstrar seu total desinteresse pelo futebol internacional. Mas transmissão pela internet não é uma coisa muito cara/valorizada e nem muito divertida (apenas acaba sendo útil pra quem trabalha com computador e não tem acesso à televisão). Não que seja para o Globo Esporte Ponto Com deixar de transmitir, totalmente pelo contrário, que este transmita, e gratuitamente como está sendo, mas o interessante seria que a Televisão também transmitisse em simultâneo, garanto que melhor que Lagoa Azul ou Ninguém Segura Este Bebê, o jogo é.
Fazendo um resumão geral: UEFA ganha uma fortuna em cima da Globo, que não sabe administrar o que tem na mão, evidentemente, Globo sairia perdendo. Porém, é difícil afirmar se a Globo realmente perde na negociação. Sabe-se que ela adquiriu os direitos em 2008 só pra tira-los da TV Record, que dava altos índices com os jogos, e incomodava a Sessão da Tarde (às vezes até passava [ Aliás, por que a Band não ultrapassa então? #mistério] por um tempinho). Mas a Record sempre iria ser saco de pancadas da Globo, independente do que transmita, então acho que a emissora da Família Marinho só adquiriu os direitos pra tirar sarro da adversária. E depois, isso são palpites meus, às vezes a Globo não tá tendo o que fazer com o dinheiro que lucra da Champions e eu tô falando que ela sai perdendo, mas eu acho que quem ganha nesse jogo acaba sendo a UEFA (Coitada da Band).
E lembrando que ano que vem a UEFA Euro 2012 também é de direitos da Rede Globo, vamos ver se a postura perante o torneio vai ser a mesma que perante a Liga dos Campeões (segundo o site da UEFA, será transmitido sim, em TV aberta, os 23 jogos pela Rede Globo, e pelo SporTV em canal fechado - Monopólio das Organizações Globo).
Lembrando que os jogos de terça, exibidos pelo Esporte Interativo, são de direito próprio, sem necessidade de sub-licenciamento com Globo, como faz a TV Bandeirantes. Deve sair essa semana ou na próxima a notícia da renovação do Esporte Interativo com a UEFA.

Este artigo foi um oferecimento de Heineken (como deve ser, e não de Skol ou Brahma), patrocinadora oficial da Liga dos Campeões da UEFA

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SBT - 30 anos

Pra mim é muito, digamos importante poder falar do SBT, que hoje está fazendo seus 30 anos. Antes de tudo, é bom falar que não sou daqueles caras aficcionados pelo SBT, como nem pela Globo, Record, Bandeirantes, Gazeta ou a emissora que seja, admiro a TV Brasileira no seu geral (principalmente a TV aberta), mas a importância que eu vejo no SBT é maior do que nas outras emissoras justamente por que desde pequeno, o canal que mais assistia em casa era o SBT (até mesmo mais do que a Cultura, que geralmente é o canal preferido dos pequenos).
Não consigo lembrar como, nem quando começou essa praferência aqui em casa, mas lembro que pouco passavam na Globo (que meus pais chamavam de "30", que é o nº do canal em Itápolis [o SBT era comumente chamado "27"]), da Record eu nem tinha conhecimento, Manchete/RedeTV! muito menos e a Band muito de vez em quando... e enquanto isso eu sabia a programação do SBT de cór e salteado.
Claro que nunca peguei alguns dos grandes clássicos do SBT como os programas do Sergio Malandro, o Show de Calouros, nem mesmo o Bozo, mas quantas produções lendárias  tive a oportunidade de poder ver: Topa Tudo por Dinheiro, Show do Milhão, dentre alguns outros ainda. E ainda, quantos programas meus pais assistiam que nós ainda assistimos, como A Praça é Nossa, Qual é a Música (que hoje está dentro do Programa Silvio Santos) e o Chaves...
E o que mais me intriga é o fato de o SBT ser uma emissora que tem praticamente a metade da idade da televisão brasileira (a primeira emissora foi inaugurada em setembro de 1950, vai completar 61 anos mês que vem, o SBT está fazendo 30, meia vida), e fez tantas coisas que marcaram de tal maneira o povo brasileiro nesse pouco tempo, coisas que até talvez emissoras ainda mais antigas não fizeram, como a Record, Bandeirantes, Excelsior, Globo ou até mesmo a pioneira do Brasil, a TV Tupi. Claro, em momento nenhum posso desmerecer essas outras, a TV no Brasil se fez por elas, estou apenas as usando de exemplos em relação a idade.
E claro, não tem como falar de SBT e não falar de duas coisas essenciais pra família brasileira: Silvio Santos e Chaves. Eu sinceramente não consigo imaginar um domingo sem nenhum programa de Silvio Santos, e também não consigo imaginar apresentador e animador que possa superá-lo, ele é gênio, daqui 100 anos ainda será lembrado. E quanto à minha segunda citação, eu garanto que você não conhece ninguém que nunca tenha assistido Chaves. Eu também não. Chaves é o maior estrangeirismo de nossa cultura, e quem nos proporciona-o? O SBT, claro.
Isso por que não citei ainda outras lendas, como Ronald Golias, Carlos Alberto de Nóbrega e seu pai Manoel de Nóbrega, o Chapolim, Gugu Liberato, a eterna rainha da TV, Hebe Camargo e etc.
Não vou ficar falando tudo aquim pois senão eu escreveria, escreveria e vocês se enjoariam de ler. Só tenho uma coisa a desejar: Parabéns SBT, que esses 30 anos se transformem em mais 30, e mais 30, e ainda outros 30 e mais quantos 30s o mundo permitir. Obrigado por ter crescido comigo, Sistema Brasileiro de Televisão!!! #SBT30anos


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dispensa do Serviço Militar

Não sei se em todo lugar está sendo nessa época, mas pelo menos aqui em Itápolis agora em agosto os "meninos" nascidos em 1993 estarão se apresentando para o Serviço Militar Obrigatório, e eu sou um deles, aliás.
E lembrando desse acontecimento, lembrei de uma "piada" que li faz muito tempo no jornal, mas que tenho guardada até hoje (não a original, mas cópias). É uma carta de pedido de dispensa. Não gosto e nem tenho o costume de pôr textos que não são meus no blog, mas esse merece, é simplesmente genial, e até hoje nunca o encontrei pela internet afora. Vai aí a íntegra pra vocês:
DETALHE IMPORTANTE: Eu não aconselho ninguém a usar dessa técnica, a menos que seja um excelente ator para enganar o seu sargento!!!

"Um jovem escreveu a seguinte carta para o militar responsável pela dispensa do serviço militar:

Prezado Oficial Militar,

Venho por intermédio desta pedir a minha dispensa do serviço militar. A razão para isso é bastante complexa e tentarei explicar em detalhes.
Meu pai e eu moramos juntos e possuímos um rádio e uma televisão.
Meu pai é viúvo e eu solteiro. No andar de baixo, moram uma viúva e sua filha, ambas muito bonitas e sem rádio nem televisão. O rádio e a televisão fez com que nossas famílias ficassem mais próximas.
Eu me apaixonei pela viúva e casei com ela. Meu pai se apaixonou pela filha e também se casou com esta. Neste momento começou a confusão.
A filha da minha esposa, a qual casou com meu pai, é agora minha madrasta. Ao mesmo tempo, porque que casei com a mãe, a filha dela também é minha filha (enteada).
Além disso, meu pai se tornou o genro da minha esposa, que por sua vez é sua sogra. A minha esposa ganhou recentemente um filho, que é irmão da minha madrasta.
Portanto, minha madrasta também é avó do meu filho, além de ser seu irmão. A jovem esposa do meu pai é minha mãe (madrasta), e o seu filho ficou sendo meu irmão. Meu filho então é tio do meu neto, porque o meu filho é irmão de minha filha (enteada).
Eu sou, como marido de sua avó, seu avô. Portanto, sou avô do meu irmão. Mas como o avô do meu irmão também é meu avô, conclui-se que eu sou avô de mim mesmo!
Portanto, Senhor Oficial, eu peço a dispensa do serviço militar baseado no fato de que a lei não permite que avô, pai e filho sirvam ao mesmo tempo.
Se o senhor tiver alguma dúvida, releia o texto várias vezes (ou tente desenhar um gráfico) para constatar que meu argumento é realmente verdadeiro e correto.
Ass. Avô, Pai e Filho."
(autor desconhecido)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Chaves



30 de anos de SBT, 40 anos do seriado El Chavo Del Ocho (completados recentemente). E para comemorar esses dois marcos, a talvez maior notícia que podia ser dada aos fãs: Finalmente o telespectador da TV aberta vai poder ver os chamados episódios perdidos e ainda alguns inéditos provavelmente. Pra quem todos os dias senta/deita no sofá para ver a "Turma da Vila", já decorou todas as falas, sabe todas as músicas, sempre é bom uma renovação, até porque quem tem dinheiro para pagar uma TV por assinatura tem episódios diferentes para assistir. E por causa disso a TV que por quase três décadas monopolizou o seriado preferido de oito entre dez brasileiros acabou ficando sem argumento para "Por que a Cartoon Network exibe episódios diferentes e o SBT não?" Sinceramente, eu acho que o SBT só decidiu remasterizar tais episódios (ou passar um espanador) por que a concorrência mostrou que estes ainda existem (faz um certo sentido, por que se o SBT nunca foi vítima de incêndio como a Globo ou a Tupi, nem nunca sofreu censura de governos militares (como a Excelsior) sobre o Chaves, não há o por que de simplesmente terem sumido, a não ser que por desleixo mesmo...). E a chave pra isso foi o Festival 30 anos, pra eles verem que o povo realmente queria isso.
Mas tirando os por quês e coisas do tipo, basta saber agora que tipo de episódios serão exibidos, se as segundas, terceiras, primeiras versões dos episódios que vemos ou as esquetches da na minha opinião época mais "negra" de Chaves- Quando a série se encaminhava pro final e eram quadros curtos sem alguns dos personagens e sempre coisas repetidas- ou episódios diferentes dos convencionais (que seja essa última).

Então se a partir dessa noite sua mãe perguntar por que você não foi pra sua aula de inglês ou pro seu cursinho pré-vestibular, não precisa responder Churi Churin Fun Flays, apenas responda que está vendo os episódios "novos" do menino da roupa remendada. E se seus amigos da escola ou do serviço disserem que você é um crianção por que perde tempo vendo El Chavo, simplesmete responda-lhes que antes ser um jovem de coração puro que um velho de apenas vinte e seis.

E assistemos a nossos episódios antes que a TV Record resolva comprar os direitos para produzir a versão brasileira de Chaves!!!



O humorista Danilo Gentili comenta sobre o seriado

O Comentarista de mídia da Record News e do Portal R7 dá sua opinião sobre o sucesso de Chaves

O "Festival 30 Anos" sobre o Chaves que provavelmente alavancou a volta dos episódios perdidos (Vídeo em melhor qualidade aqui)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Copa América Argentina 2011 - El Campeón

Vinheta de abertura Copa América Argentina 2011 por LucasMAESTER no Videolog.tv.

Agora a Copa América 2011 acabou completamente, e já temos nosso campeão sul-americano. Como não é de muito se surpreender:
URUGUAY, CAMPEãO DA COPA AMéRICA 2011


Uma coisa era quase certa, apesar de eu estar apostando alto no título paraguayo, o time do Uruguay era e continua sendo superior. Já andava tendo bons resultados, e eu me equivoquei apostando, confesso. Mas não estou aqui pra me explicar, venho para parabenizar o Uruguay pelo título, mais do que merecido. O Uruguay agora mostra que tem potencial para quem sabe voltar a ser a mega-potência que já foi.
As imagens dizem mais do que qualquer coisa que eu possa aqui escrever, então aqui encerro, com um ode não apenas ao Uruguay, mas também por todo o futebol sul-americano, que também ganha com a ascensão dos celestes.




quinta-feira, 21 de julho de 2011

Copa América Argentina 2011 - A Final



                         
Vinheta de abertura Copa América Argentina 2011 por LucasMAESTER no Videolog.tv.

Começou a Copa América 2011, e já está quase acabando, mas só agora venho escrever sobre ela... Até ia escrever antes, mas aí foi passando dia, não me sobrava tempo, e disse que não iria escrever nada na metade do campeonato (Eu não sou editor nem repórter de GloboEsporte.com nem Lancenet pra ficar em cima do torneio).
Já temos uma final definida: Uruguay vs Paraguay, no domingo, e minha aposta ainda é o Paraguay como campeão. Mas por que o Paraguay? Pra quem me acompanha pelo Twitter, ou me conhece na vida real, já deve ter ouvido eu dizer que apostava nos guaranis, por intuição e também por ver na Copa do Mundo do ano passado e em alguns amistosos que era um time que poderia dar trabalho... No decorrer do campeonato até pensei que estivesse totalmente errado, o time não ganhava de ninguém, nem do Brasil.
Mas depois que eu vi Argentina quase perdendo pra Bolívia, Peru se classificando na frente do México, Venezuela com a mesma pontuação do Brasil, eu pensei: "Sim, o Paraguay será campeão da América." Ou vai me dizer que em meio a tanta zebra, você não acredita que pode sair mais uma?
Paraguay, Eu Acredito!!!
Lembrando apenas duas coisas: Caso você não tenha condição de ir pra Buenos Aires até domingo, você ainda pode ver a final domingo, a partir das 16:00h, apenas se for meio que bom da grana, pois nossa mais que querissíssima Tevê Globo abandonou a competição depois que o Brasil se desclassificou. Ela será transmitida pelos canais SporTV, ESPN Brasil e BandSports quando o assunto for televisão e na internet pelo GloboEsporte.com se você estiver no Brasil e You Tube caso você esteja em algum outro país ou seja algum hacker ou coisa do tipo para furar o bloqueio do Google.
E a outra coisa que eu ia comentar: Ô Copa América fraca...

Segunda-Feira eu volto pra comentar sobre a final e sobre a fraqueza desse campeonato.

sábado, 25 de junho de 2011

A Celebração do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

(...) e disse: "Ardetemente desejei comer convosco esta ceia pascal, antes de padecer. Pois eu vos digo que não mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus". Então pegou o cálice, deu graças e disse: "Recebei este cálice fazei passar entre vós, pois eu vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus". A seguir, tomou o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: "Isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim". Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: "Este cálice é a aliança no meu sangue, que é derramado por vós. (...)" 
Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Lucas, capítulo 22, versículos de 15 a 20, retirados da "Bíblia Sagrada, tradução da CNBB- Oitava Edição (Editora Canção Nova)" 



Com essas palavras, Jesus instituiu aquilo que o cristão tem como mais sagrado: A Santa Eucaristia, que é seu próprio corpo e sangue no pão e no vinho.
E tamanho sacramento tem um dia para ser lembrado e para se aproximar de todas as comunidades de todo o mundo: Esse feriado é o que foi comemorado nessa última quinta feira, conhecido como Corpus Christi (Corpo de Cristo, em latim).
Nesse dia, a hóstia consagrada sai em procissão pelas ruas das cidades, em tapetes coloridos feitos pelos fiéis dos mais diversos modos.

Tapete Central e altar para a missa campal de Corpus Christi em Itápolis-SP (minha cidade)



Matéria exibida pelo Tem Notícias de Bauru, da TV Tem que cobre a região da minha cidade

Reportagem exibida pela Rede Vanguarda, onde mostra inclusive os tapetes feitos na cidade de Aparecida


Essa festa teve início com um milagre que aconteceu na cidade de Bolsena, na Itália, quando o padre, ao fazer a consagração, viu que havia pingado sangue no corporal do altar. Admirado, levou este corporal ao papa Urbano IV, que também impressionado ordenou que se dedicasse uma festa anual para o Corpo e para o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse corporal está até hoje exposto para visitação.

Mas os milagres eucarísticos não pararam por aí: Houveram ainda mais três grandes milagres relacionados à Santa Eucaristia.




O Milagre de Lanciano aconteceu no século VIII: o padre celebrante rezava a consagração sem crer, e a hóstia transformou-se em carne, e o vinho, em sangue. Estudos científicos comprovam que a carne trata-se de um tecido mumificado do miocárdio (músculo do coração), e o sangue, coagulado, parece ter coagulado a cerca de 1 hora, sempre.


O Milagre de Santarém aconteceu quando uma mulher procurou uma bruxa para fazer um feitiço, e a bruxa disse que, na magia, iria necessitar de uma hóstia consagrada. A mulher, fazendo-se de doente, fez o padre dar-lhe a comunhão em leito e, no momento de comungar, escondeu, despercebidamente a hóstia no véu (mulher usava naquela época). A hóstia começou a sangrar no meio do véu, e o sangue começou a escorrer dele.

O Milagre de Siena: Arrombaram uma Igreja, e roubaram o tabernáculo e os cibórios (pois eram de ouro), e jogaram as hóstias num canto. Os fiéis recolheram as hóstias e as fecharam num novo cibório, em ato de desagravo, e não mexeram mais. Passados cerca de 50 anos, abriram o tal cibórios, e as hóstias estavam intactas, e assim permanecem até hoje, a cerca de mais de 300 anos depois (o tempo vida de uma hóstia é de 20 a 30 dias).


Ainda há relatos que o Padre Cícero, muito venerado pelo povo nordestino, também protagonizou milagres eucarísticos, quando por aproximadamente dois anos uma freira que comungava das mãos do padre tinha a hóstia transformada em sangue na sua boca. Mas quanto à essa história há muita controvésia. Uns acreditam fervorosamente que sim, a hóstia se transformou em sangue, outros já consideram que não passa de pura enganação (e essa é a visão da Igreja), então desconsideremos ele por enquanto.


Mas apenas uma pergunta final: Depois de ter lido isso, saber que até hoje estão expostos tais milagres, dá para duvidar da real presença de Nosso Senhor na Eucaristia?














Colaboração: Jeferson Lopes

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Copa Santander Libertadores 2011- O Campeão


Que esse time do Santos marcou história como talvez o melhor time da história do futebol, isso não se pode negar. Praticamente meio século depois, o Santos achou um time que talvez possa fazer frente a esse da década de 60: O time desse começo de década. Time já campeão da Copa Do Brasil, Campeonato Paulista (duas vezes). Nesta última quarta feira esse time esse time que eu posso considerar espetacular conseguiu algo que eu acho que oito em dez santistas jamais viram o time ganhar: A Taça Libertadores da América. 
Agora, no meu palmeirense olhar, digo que em dezembro o Santos tem potencial para bater de frente com o Barcelona, caso estes cheguem na final do Mundial de Clubes. Basta ter cabeça e saber segurar suas estrelas principais, o que eu acho que vai ser possível sim... pelo menos até o final do ano, a partir daí eu julgo que fica praticamente impossível, não só para o Santos como para qualquer time brasileiro que fosse. Mas o futuro, que fique para que seus dirigentes resolvam. Postagem mais curta essa, apenas para que não se passe batida mais essa conquista não só do Santos, mas também de todo o futebol brasileiro. 
Termino a postagem com meus parabéns à equipe do Santos Futebol Clube, e deixo para vocês ainda os gols da partida, caso ainda não viram, a entrega da Taça e de quebra o hino da Copa Santander Libertadores. 




<a href="http://msn.foxsports.com/fse/video?vid=dabdaa56-3753-463f-83ce-c7d462570e27" target="_new" title="">Santos 2 - Peñarol 1</a>