Faltando uma semana para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan Americanos de 2015, que esse ano serão realizados na cidade de Toronto, no Canadá, um evento que particularmente, desde 2007 (quando de fato passei a conhecer a competição), tenho muito carinho. Talvez por isso, repetindo o que aconteceu na última edição e com uso de conteúdo de forma indevida, resolvi vir falar alguma alguma coisinha sobre o evento.
Gosto desses eventos multiesportivos por nos darem a chance de assistir a esportes menos conhecidos do grande público, e o fato de envolver apenas países das Américas nos facilitam uma identificação maior, além de nos dar mais chances de medalhas, claro. Não achando que o Brasil esteja podendo competir lado a lado com Estados Unidos ou Cuba, mas bater de frente com os donos da casa, isso eu acredito. Estamos com uma geração boa de atletas, e as vésperas dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul aqui em terras tupiniquins, se esses não forem motivos para se empolgar com a competição, não vejo razões de esperança para as próximas edições. Inclusive vou admitir uma coisa, no futebol detesto torcer para o Brasil, sempre prefiro nossos vizinhos que falam espanhol, mas no caso desse tipo de evento, posso dizer que minha torcida volta pra casa, na esperança de ver um Brasil potência em coisas novas, para que mais crianças tenham a oportunidade de se descobrir no esporte, para que o esporte transforme, de verdade, uma sociedade. Parece muita inocência, e talvez realmente seja, mas prefiro esperar o Mundo nessa ingenuidade do que desacreditar no poder que um campo, uma bola, uma quadra ou qualquer outro equipamento, pode ter.
Voltando para o Brasil de verdade:
Destaquei o vídeo acima, como não é segredo pra ninguém, priorizo TV aberta sempre que ela puder ser priorizada. Assim como em 2011, a Rede Record detém os direitos totais dos jogos, e irá novamente fará a transmissão através da TV Record, Record News e Portal R7 (esse último, internet). Ainda esses dias atrás foi lançado o serviço on demand da Record, o R7 Play, onde você faz uma assinatura para poder usufruir de conteúdo na íntegra, só não sei se esse recurso vai ser explorado para o Pan. Eticamente falando, não deveria, negocialmente falando, seria a oportunidade perfeita de chantagear, digo conseguir novos sócios. Mas não vou entrar nessa questão de vídeos pagos e gratuitos, não agora, pelo menos. Agora só quero falar a verdade: estou sinceramente desanimado com a emissora dos bispos esse ano. Por ser "A" emissora oficial, deveria-se falar mais coisas sobre, intensificar divulgação, criar expectativas para o evento, pra resumir, deveria colocar o Brasil no clima do Pan, mas não vejo nada disso. Talvez porquê esteja assistindo menos o canal, mas me lembro de 2011, quando ainda enchiam o peito pra falar "a emissora oficial do Esporte Olímpico no Brasil", que você ficava ansioso para que começasse logo esse evento. Esse ano, nem a ostentação de "emissora oficial" ando vendo. Nem de esportes ouço falar. Entrar no hotsite dos Jogos no R7 nada mais é acessar acessar vários álbuns de mulher de biquini, esporte mesmo, que deveria ser o foco, nem sinal. Tudo bem, entendo a situação financeira e a crise de audiência que a emissora passa, sei também que não existe mais motivo para tanto orgulho e propaganda, o maior feito de sua história, uma Olimpíada exclusiva, já passou, ano que vem ela será transmitida por pelo menos três canais diferentes, e a Record sabe que tende a ficar pra escanteio, devido à sua falta de tradição esportiva. Enfim, não há muitas razões, não vamos ser hipócritas, sabemos o quanto os Jogos Pan-Americanos são uma competição tratada como secundária pela grande mídia, mas ainda assim, algo que era espetacular quatro anos atrás, quatro anos depois vira só um "tapa buraco"? Nessa lógica, o que esperar de Lima 2019? Mais respeito Record, por favor, o torneio merece.
Mas também temos novidades esse ano quanto à transmissão. A exclusividade da Record não é total, cotas de TV fechada foram revendidas ao SporTV pelo canal da Barra Funda (crise). Sobre isso não posso afirmar, mas tenho quase certeza que os direitos foram repassados apenas para exibição em televisão, logo acho que SporTV Play vai ter que achar uma programação alternativa para durante os jogos.
E, não pretendendo cometer o mesmo erro da edição passada, sobre transmissão online, fiquem atentos ao Portal Terra. Os jogos do México eles exibiram, tudo me faz crer que esses eles exibirão também. Sei que pelo menos programas e boletins ao vivo sobre as competições teremos no site.
E pra encerrar, gostaria de deixar para vocês a íntegra da cerimônia de abertura dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara 2011, com as imagens da Record News - que também transmitem os jogos desse ano, apenas relembrando -, só para já ficar aquele gostinho de festa durante a semana (essas cerimônias - a de abertura em especial - são a melhor parte desses eventos afinal, não?):
Pan de Toronto, a partir de terça feira, com o polo aquático, e no decorrer de todo mês com todo tipo de esporte (calendários dos Jogos aqui), pra quem gosta de competições pluri-esportivas, assim como eu gosto, acho que não têm melhor preparativo para as Olimpíadas do Rio, a "cereja do bolo" pro/no nosso continente ano que vem, do que esses jogos. Aproveitem, assistam, torçam, que com certeza não faz mal pra ninguém.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento: www.toronto2015.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário