Record, Emissora Oficial dos Jogos Pan-Americanos de Toronto |
Como essa semana já é a semana de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, mais precisamente começando hoje, com o início da fase de grupos do polo aquático, então só agora deu pra começar a ter as primeiras impressões sobre a cobertura do evento na Televisão Aberta Brasileira. Mesmo com o Brasil jogando, esse primeiro dia não teve transmissão por canal nenhum, aberto ou fechado.
Imagino que não será muito diferente nessas quarta e quinta feiras, em que ocorrem apenas disputas de esportes aquáticos em que o Brasil não tem lá tanta tradição. A programação da Record News, canal onde mais valerá a pena assistir a competição, dá como primeira transmissão os saltos ornamentais, na sexta-feira de manhã. Mas desde ontem (segunda-feira), já está com um informativo dos Jogos, o O Melhor do Pan, exibido algumas vezes ao dia, e seu cenário padrão está verde e cheio de bonequinhos praticando os esportes pan-americanos (só não estão na identidade visual oficial, mas não precisa disso tudo também), ou seja, desde o Hora News até o JR News, o telespectador estará sob o clima do evento! A Record, ah, a Record... Não vai se dar sequer ao trabalho de transmitir a Cerimônia de Abertura na sexta! Exclusividade, assim como a Cerimônia de Sochi 2014, será da Record News em TV aberta. Você não tem TV por assinatura ou parabólica, e sua cidade não tem Record News por ser um canal de baixo alcance? Sinto muito, vai ter que se contentar com uma reprise, com toda certeza editada, na madrugada de sexta para sábado.
Record News, Emissora Oficial dos Jogos Pan-Americanos de Toronto |
"Televisionalmente" falando, entendo essa posição da Record. Com o evento acontecendo nove horas da noite, sua maior audiência - em vários anos -, Os Dez Mandamentos, acabaria por ser comprometida. Ninguém espera que a Record transmita esporte, isso é fato. Novelas ainda são a grande paixão do Brasileiro, e não obrigatoriamente o público de novelas gosta de esporte (o público de novelas ainda é em maioria feminino, o de esportes, masculino. Pode-se analisar que audiência da TV aberta sempre foi, e ainda é, pelo menos aos olhos dos encarregados de organizar a programação dos canais, ditada por mulheres. Isso vem de uma tradição de esposas donas de casa no Brasil, que apenas na metade do trajeto da televisão no país começaram a trabalhar fora, desligando assim os aparelhos. Mas enquanto isso, muitas continuavam - e ainda continuam, pelo mais diversos motivos - donas de casa, consumindo o que a telinha oferece. Hoje, o serviço oferecido é basicamente novelas, e no fim desse mês essa cota só vai aumentar. Quanto ao público do esporte, que anda ficando órfão dessa atração nesse meio, diante da popularização da TV por assinatura, que ficou mais barata, junto com a renda do Brasileiro que aumentou, acaba por usar desse serviço, abandonando canais como principalmente a Record), então, para evitar fuga de público e os anunciantes, é preferível exibir a novela, que na quinta um dia antes, entra em nova fase, as crianças crescem e novos personagens aparecem, ao invés da Festa. Mas um evento tão grande e caro, e dadas as circunstâncias de alcance da "prima pobre", para concorrer com a TV fechada, o mínimo que deveriam fazer era exibir a Cerimônia. Não acho que o público fugiria, tem música, tem dança, tem cor, tem escultura, tem o próprio esporte, no meu ver, é um chamatriz para qualquer público. Fosse um jogo de vôlei ou uma bateria de natação, vá lá, mas a Cerimônia de Abertura?
O Portal R7 atualizou seu site Pan-Americano, agora temos medalhas, agenda, programação da TV (que dá a Cerimônia de Abertura como sexta-feira 21 horas, mas, até o fim desse post, não especifica que sua emissora principal não a transmitirá ao vivo), e um monte de outras coisas, mas nem sinal de transmissão ao vivo. Em nota oficial, fica confuso de se entender se o site transmitirá ou não o evento via internet.
E no final, quanto mais procuro coisas sobre esse Pan, mais saudades sinto dos Jogos de Guadalajara.
Pra encerrar, pra ilustrar isso tudo que disse, deixo a chamada da Cerimônia de Abertura, da qual o Portal R7 deixou apenas a da Record (o vídeo foi colocado a posteriori da publicação desta postagem, até o fim desta edição, noite de terça, era o que tinha disponibilizado), que realmente não indica nada de que seja ao vivo ou gravado, inteiro ou editado, apenas de que é "exclusivo"; e a programação de sexta-feira, 10 de julho de 2015, dia do início oficial da competição, dos dois canais (abaixo), através de prints retirados por volta das duas horas da tarde de terça, 07 de julho. Podem ver que a Record News oferece uma cobertura infinitamente melhor que a Record Record. E ainda assim, quem levará o nome no final será a irmã rica da Barra Funda.
Programação da Record News para 10/07/2015 |
Programação nacional da Record para 10/07/2015 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário