Como vocês já devem ter reparado, o blog está fazenda "mesaniversário" (é assim que os casaizinhos adolescentes falam?), e desde o dia que voltei pra cá, só falei de tema light, tipo televisão e esporte, né? Deixei passar batida toda essa confusão do "presidente" com a Friboi, não me manifestei nem sobre fora nem sobre fica Temer, não escrevi nada de filha do Silvio Santos, simplesmente segui minha vida aqui, os textos foram surgindo, e enquanto isso fui deixando o Brasil ruir. E essa postagem é pra falar que quase nada vai mudar quanto a isso.
"Então era só não falar, não precisava escrever um post só pra dizer isso". Pois é, não precisava, mas eu acho que nosso país chegou a um ponto, que é difícil desviar do assunto. Até porque muito assunto que eu projeto pra entrar passa pelo tema, é inevitável - e isso com crise ou sem crise aconteceria do mesmo jeito. E como com certeza já falava antes, vou voltar falar agora, mas antes queria fazer um desabafo: estou de saco cheio desse assunto. Desculpem o palavreado, mas ele é o que melhor se encaixa no que eu tô querendo dizer. Sério, antigamente, ninguém gostava. Aí do dia pra noite, todo mundo ama e entende de absolutamente tudo? Entende tanto, que escolhe um lado e carrega ele até o extremo do extremo do extremo, não ligando se você vai pagar de babaca, ridículo, ou simplesmente de ignorante. E isso serve tanto pra "direita" como pra "esquerda", definições que também já se tornaram totalmente irrisórias nesse ambiente de fanatismo, saber o que é uma e o que é outra não faz mais diferença nenhuma nos dias de hoje. Selecionar então os pontos bons e ruins de cada uma delas e formar sua própria opinião, esquece, é rachar a rodinha de amigos, melhor ser ortodoxo de alguma das duas cartilhas mesmo.
Esse texto não é pra defender meu ponto de vista, ele é o que menos importa agora, só vim aqui pra desabafar mesmo. Não estou gostando nem um pouco desse cenário que estamos vivendo. Desde quando Justiça (essa com J maiúsculo) virou produto pra torcida? Quem decidiu que uma certa investigação, muito famosa inclusive (começa com L e termina com ava Jato), tinha de ser um espetáculo midiático? Isso não ajuda ninguém, nem o juiz, nem os réus, nem a população. A justiça que seja feita entre seus envolvidos, não precisa de opinião pública (agora eu entendo porque falavam isso na época dos julgamentos de nossos bandidos popstars).
Mas talvez eu posso apontar um culpado para tudo isso. A Copa. Das Confederações, do Mundo... E as Olimpíadas, por que não? Gostava da época em que só meia dúzia de uma galerinha dita cult proclamava aos quatro ventos por aí que futebol a alienação, o "ópio", como diria Marx - esse nome que todos pensam duas vezes antes de pronunciar, do Brasil. Talvez realmente fosse, mas todos vão concordar que era muito mais sadio um Corínthians x Flamengo parar o país, do que um Moro x Lula, não? Podem tentar expurgar, que o futebol não vai sair do brasileiro. Ele só deixou de torcer para um clube pra torcer pra um partido. E assim a vida segue, do exato mesmo jeito, só que pior. E digo mais, agradeçam aos grandes eventos esportivos também. Não fossem eles, não existiria #nãovaiterCopa, não existiria junho de 2013, não existiria "euforia política", então muito menos que iria existir essa Lava Jato do Jornal Nacional. Consegue imaginar seu mundinho sem denúncia nova toda semana e grampo vazado "por acidente"? Então agradeça à FIFA.
Claro que eu não estou pedindo pro brasileiro voltar a ser um analfabeto político. Isso seria muito pra todo mundo. E realmente, as coisas melhoraram, é bom ver que estamos nos interessando por algo tão importante e que sempre fizemos questão de manter distância. Mas de 2013 pra cá, algo no meio do caminho parece ter desviado todo mundo da reta. E as pessoas começaram a se distanciar cada vez mais dessa reta, que se tornou um muro, e hoje nem lembramos mais que um dia ela existiu. Agora parece que estamos começando a nos aproximar de novo, mas eu me preocupo muito com esse "algo no meio do caminho", que eu citei linhas acima (e admito que não sei identificar com exatidão o que é). Ele tem tudo pra aparecer outra vez e separar ainda mais o pessoal. Até 2018 vai ter muito chão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário